Segundo matéria publicada no Jornal Valor Econômico, as instituições de ensino superior agora têm um abatimento maior no valor que recebem do programa de financiamento estudantil do governo. O percentual de descontos sobre cada mensalidade paga com o Fies dobrou de 6,25% para 12,24% neste ano.

“Algumas instituições já pensam em dar descontos diretamente ao aluno em vez de submetê-lo a todo processo de Fies, que está complicado”, diz Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, sindicato do setor.

Ele pontua que, atualmente, muitos estudantes não conseguem o financiamento máximo de 90% e acabam pedindo bolsas para as faculdades. “Ou seja, a instituição dá desconto ao governo e para o aluno”, complementa Capelato. Pelas novas regras do Fies, só estudante com renda per capita familiar de meio salário mínimo consegue financiar 90% da mensalidade.

Até o ano passado o desconto de 6,25% era revertido para um fundo garantidor destinado a cobrir a inadimplência (FGEDUC), hoje os abatimentos representam 12,24% da mensalidade devido ao desconto de 5% nas mensalidades pagas com o Fies e mais 2% referente à taxa bancária do financiamento estudantil cobrada pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal (CEF).