O Semesp reuniu nessa, segunda-feira, especialistas em inovação acadêmica, internacionalização e empreendedorismo com o objetivo de criar oportunidades para que mantenedores, gestores e professores de instituições de ensino superior pudessem conhecer cases inovadores e melhores suas práticas para aumentar a qualidade da gestão de suas IES, visando à sustentabilidade das mesmas.

O diretor de Inovação e Redes do Semesp, prof. Fábio Reis, abriu o evento revelando que existem hoje no país mais de 150 startups só na área de educação. Em seguida, na sessão “Empreendedorismo e Startups – como fomentar a cultura empreendedora e as startups nas IES (significado, impacto, oportunidades e custos)”, Leandro Costa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do UNISAL, unidade Lorena, mostrou como funcionam os Projetos Transversais do grupo, que trabalham a formação de empreendedores, apoiando a inovação e fomentando produtos e serviços.

Paulo Tomazinho, que atuou por mais de 12 anos no Grupo Positivo dedicando-se à inovação, é hoje diretor do Comitê de EdTech da  Associação Brasileira de Startups – ABSstartups e defende uma mudança de paradigma na forma de aprendizado com pouco investimento, mas muita inovação.

Na segunda palestra do dia, “Educação e Tecnologia – inovação, aprendizado e engajamento dos estudandos e custos”, Rafael Ávila, diretor de Inovação e mentor de startups do Grupo Ânima enfatizou que não basta fazer um movimento apenas de inovação dentro de uma instituição de ensino superior.

O Grupo Ânima tem o Projeto Vida – LAI – Laboratório de Aprendizagem Integrado que introduz jogos no processo de aprendizado e gamifica o próprio processo de aprendizagem. Fernando Domingues, diretor de Inovação e Novos Negócios do Grupo Eniac, finalizou a primeira parte do seminário, defendendo o sistema de educação flexível que para ele “é melhor que o presencial e com um preço acessível para estudantes em meio à crise. O Eniac Flexível possui 9 cursos projetados na plataforma Google Education, onde os alunos vão criar no segundo semestre uma startup, prototipá-la, além de fazer o seu lançamento”.