Coordenado por César Fava, 14 participantes do Grupo de TI se reuniram no Semesp nesta terça-feira (7) para discutir os próximos temas abordados no 9º Seminário de Tecnologia Semesp, realizado no segundo semestre.

Durante a reunião foram discutidos o papel de cada área dentro da Instituição; a importância da área de TI nos processos de decisão;   TI versus área de negócios e  como a TI pode trabalhar eficazmente com o calendário das IES (Planejamento/Datas limites).

O Prof. David Betts comentou sobre o processo de “Comunicação com o gestor de cada área da IES” que deve ter um profissional facilitador que receba um treinamento para tornar-se um interlocutor qualificado e levar ao parceiro de negócio o que demanda, porque, segundo ele, na maioria das vezes (cerca de 90%) não tem ideia do que se pede a área de TI. Para ele, em um levantamento dos chamados cortes, cerca de 93% era por falha operacional, ou seja, o profissional tinha errado ao lançar algum dado no sistema. A solução dada foi qualquer funcionário, antes de acessar o sistema, ter de passar por um processo de certificação nas ferramentas e nos processos. A certificação reduziu os chamados erros operacionais de 93% para 10%. Também o prof. David fez uma observação de que essa certificação deve ser temporária e que em cada melhoria e alteração no processo e na ferramenta é preciso recertificar o funcionário novamente.

César Fava lembrou das ferramentas para o EAD que exigem tempo das IES para se adequarem, tempo e quantidade de pessoas, além de treinamento para funcionar bem, reter o aluno, fazer uma conexão perfeita com o professor e dar a melhor resposta.

A representante da Eniac, Ingrid Klein, contou o case de sua instituição ao criar a Universidade Corporativa para qualificar os funcionários e implantar a robotização em funções que podem ser feitas na parte de atendimento, para diminuir falhas de pessoal. E por outro lado comentou, ainda, sobre um treinamento para pessoas que estão mais pra dentro no processo.

A próxima reunião será dia 07/03 e os participantes se comprometeram a trazer experiências inovadoras, as que dão certo (um ou dois slides para compor uma amostra do que vem sendo tratada no relacionamento da TI com clientes internos e externos, ou seja, experiência que não tem em outras IES)  e, ainda, indicar profissionais das áreas Financeira, Secretaria Acadêmica e Recursos Humanos para debater suas dificuldades em relação a tecnologia da informação como uso de ferramentas e processos, que serão divididos em duas salas de discussão.