O Semesp lançará no próximo 29 de agosto (segunda-feira), em São Paulo, a 6ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil. O anuário apresenta um panorama completo e detalhado da educação superior do país, abrangendo todos os estados brasileiros e suas respectivas mesorregiões, por meio de um conjunto de análises comparativas que oferecem uma profunda e objetiva compreensão do setor ao longo dos últimos 14 anos.

“Apesar do momento de instabilidade por qual passa o país, o setor do ensino superior privado tem feito muito para democratizar e melhorar a qualidade da educação brasileira, ampliando cada vez mais seu papel como agente econômico e social, ao permitir que uma parcela crescente da população do país transforme seus sonhos de acesso ao ensino superior em realidade. Esse estudo serve para embasar e nortear os investimentos do setor privado, mostrar onde há mais carências e onde há saturação no mercado e é um instrumento norteador de políticas públicas”, diz o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

O estudo contempla a evolução do número de matrículas por região em todo o Brasil, nos cursos presenciais, no ensino a distância (EAD) e em cursos tecnológicos de ensino superior das instituições públicas e privadas, destacando os 10 cursos presencias e cinco cursos de EAD e tecnológicos mais procurados. Mostra, ainda, o total de cursos ofertados pelas instituições de ensino superior, de 2000 a 2014, que chegou a 31.642 cursos presenciais e, de 2009 a 2014, o total de 1.368 cursos EAD e 5.933 cursos tecnológicos.

Além de números de matrículas, ingressantes e evasão, o Mapa do Ensino Superior 2016 apresenta, ainda, a evolução de 10 anos nas bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e registra o total de contratos firmados pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) no período de 2010 até o primeiro semestre de 2016.

No evento de lançamento, os participantes receberão um exemplar da publicação e poderão assistir uma apresentação do diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, sobre o atual cenário do ensino superior no Brasil, e também do diretor de Inovações da Numbr, Renato Dolci, com uma análise do setor sob a perspectiva de dados do Big Data.

Associados podem participar gratuitamente, mediante inscrição. Participe!