Laspau é uma organização afiliada à Universidade de Harvard que tem como objetivo fomentar a cooperação com a América Latina na área acadêmica. No Brasil, a Laspau é parceira internacional do Consórcio STHEM Brasil e da Expertise Educação, na organização de seminários e workshops.

Para intensificar a cooperação internacional, o Semesp, representado pelo diretor executivo, Rodrigo Capelato, e pelo diretor de Inovação de Redes, Fábio Reis, iniciou um diálogo com Angélica Natera, diretora executiva de Laspau, durante a visita aos EUA. O objetivo da conversa foi apresentar o sindicato e discutir as possibilidades de cooperação. Natera apresentou o programa de bolsas de estudos e de capacitação de gestores, professores e estudantes, além das áreas de interesse de pesquisa de Laspau.

A cooperação internacional e a inovação acadêmica são temas de interesse dos gestores e professores das instituições de ensino superior. Abriu-se a possibilidade do Semesp, através das Redes Regionais, estabelecer alternativas de sinergias com a Laspau. A cooperação irá agregar valor à gestão acadêmica e administrativa das IES que aderirem às Redes organizadas pelo Semesp.

Ao retornar para o Brasil, já se dialogou com Laspau sobre propostas de oferta de cursos de formação de professores e estudantes. O sucesso da IES está diretamente relacionado à sua capacidade de reinventar-se, por isso, entendemos que a sinergia Laspau/Semesp irá facilitar o caminho para os gestores que querem repensar a dinâmica administrativa e acadêmica de suas instituições.