O Semesp esteve presente na Conferência anual da Association for Collaborative Leadership com a presença dos diretores Fábio Reis e João Otávio Bastos. O evento, que aconteceu em Albany, nos Estados Unidos de 18 a 20 de novembro, tem como tema Advancing Higher Education Through Sustainable Collaborations.

Os professores apresentaram o case do Semesp que, em pouco mais de 1 ano, já organizou 6 Redes de Cooperação. Confira o relato de Fábio Reis:

A nossa apresentação foi uma surpresa porque no ano passado estivemos presentes para obter informações, interagir a aprender com pessoas e consórcios que atuam há muitos anos na área do ensino superior.

As perguntas que nos fizeram foram: como vocês já obtiveram esses resultados em pouco tempo? Quais temas estamos trabalhando? Ou o que cada rede está fazendo?

Participamos também de um diálogo entre Presidentes (Reitores para nós). Eles mostraram a visão de cada um sobre os Consócios e podemos dizer que as ideias principais são:

  • A Rede ou Consórcio tem que ser estratégica
  • Os resultados precisam ser comunicados
  • As pessoas precisam se encontrar – as que são responsáveis pelos projetos
  • Cada Consórcio tem que ter um plano de trabalho muito bem definido
  • Os resultados e os benéficos das Redes precisam aparecer e serem celebrados
  • Os processos de funcionamento da Rede precisam estar claros.

Para nós, a conclusão é que as IES que estão em Redes obtêm os melhores resultados acadêmicos e administrativos e que estamos no caminho certo. Esse é o futuro!