Excelência a serviço do ensino superior

Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, e preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro.

Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos, pesquisas e eventos sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação.

Fundado em 15 de fevereiro de 1979 com atuação estadual, a entidade era denominada Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

Atualmente com abrangência nacional, o Semesp consolidou uma trajetória marcada por significativas realizações que contribuíram para que São Paulo se tornasse o maior centro de educação superior particular da América Latina.

Presidido pela profa. Lúcia Maria Teixeira, o Semesp reúne mantenedoras e instituições no Brasil, responsáveis por estabelecimentos de ensino superior, entre Centros de Educação Tecnológica, Centros Universitários, Faculdades e Universidades.

Até o ano de 1977, o ensino superior particular era representado nas tratativas salariais pelo Sindicato de Estabelecimentos de Ensino Comercial no Estado de São Paulo, atual SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo. Por essa época, a vinculação não mais atendia aos interesses do setor nas relações com os sindicatos profissionais e o enquadramento em uma nova categoria sindical era de difícil concretização.

Diante disso, foi constituída a Associação Profissional das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, presidida pelo Dr. Philomeno Joaquim da Costa, Reitor do Mackenzie, e, logo após, pelo Prof. Luiz Paulo Schiavon, da Organização Santamarense de Educação e Cultura (OSEC), atual Universidade de Santo Amaro (UNISA). Graças à persistência de seus fundadores e à colaboração do Dr. Argemiro Barros de Araújo, o tão almejado objetivo foi alcançado, culminando com a entrega, em 15 de fevereiro de 1979, pelo então Ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, da Carta Sindical do Semesp a seus representantes.