As três primeiras sessões do 16°CONIC, realizado pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, demonstraram o quanto os alunos estavam empenhados nesta edição com seus projetos de iniciação científica. Apresentados nos painéis ou salas de aula, os projetos foram divididos em cinco áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; e Engenharias e Tecnologias.

Produção de biodiesel a partir das fontes sustentáveis foi o tema do trabalho do estudante Victor Paulino, de Engenharia Mecatrônica da instituição anfitriã, Faculdade Eniac. O objetivo do projeto foi procurar formas sustentáveis e renováveis para a produção de biodisel, pois atualmente esse tipo de combustível é retirado de elementos mais raros de se encontrar na natureza.

Representando a área de Ciências Humanas e Sociais, as alunas de Psicologia da Universidade São Judas Beatriz Sabetta de Oliveira, Bárbara Neves Romero, Fernanda Correia dos Santos, Liza Janaína Vilardo e Thaís Alvez Costa analisaram mais de trinta artigos que trataram sobre a dependência da internet e descobriram que os sintomas são muito similares aos de usuários de substâncias químicas.

Os alunos Humberto Romero, Adriano de Souza, Eder Santos e André Rocha, da Fatec, apresentaram uma avaliação da qualidade da água utilizada em extintores de incêndio. Além de analisar as propriedades da água, os estudantes verificaram o tempo de vida útil do material que compõe os extintores e quais elementos poderiam corroê-lo.

Os estudantes de enfermagem Fabíola Fideliz Gomes de Moraes, Bárbara Lívia de Oliveira Teixeira e Reginaldo Lapetina Miguel estudaram as consequências da privação do sono na saúde do trabalhador noturno. Representando o Centro Universitário FMU, eles descobriram que por uma noite sem dormir, o corpo humano requisita duas noites dormidas para recuperar o cansaço físico e mental. Eles se interessaram por esse tema, pois hoje em dia a maioria das escalas de profissionais de enfermagem são 12X36, incluindo o período noturno.

Os estudantes de Computação e Informática Arthur Ramos da Silva e Vivian Silva, da Faculdade de Tecnologia Bandeirantes (BandTec), apresentaram o protótipo de um sistema de monitoramento de consumo de água residencial em tempo real que pode ser implantado em um condomínio para que cada morador saiba o quanto consumiu diariamente. O coordenador dos alunos, prof. Rivaldo Barbosa, disse que “a próxima etapa do projeto será desenvolver um aplicativo para controlar esse consumo, instalação do protótipo para testes  e até o final do curso o projeto já estar pronto para implantação e criação de patente.”

José Cândido Ribeiro Neto, estudante de Fisioterapia do Centro Universitário FMU, apresentou seu trabalho sobre danos cerebrais em lutadores de MMA. A longo prazo os traumas, ainda que leves, provocam sérias disfunções neurológicas. Em uma pesquisa feita pelo próprio estudante com atletas da modalidade foi descoberto que nenhum deles utiliza proteção nos treinos, o que pode causar mais problemas cerebrais ou seu agravamento.