Com o objetivo de pesquisar as narrativas imersivas de outros cinemas possíveis, O Cineclube Lanterna Mágica realiza o laboratório de cinema Labcine Unisanta, na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Como parte das ações, os universitários de diversos cursos da Unisanta e pesquisadores da área realizaram na última quinta-feira (19), a instalação cine imersiva “Outros Cinemas Possíveis”, uma mistura de ações multimídias sobre a experiência do cinema e a cidade criativa.

A atividade será realizada mensalmente, num espaço criado e harmonizado, para colocar em prática os estudos e pesquisas realizados durante o mês. As exibições e debates terão como base o filme Cidade dos Sonhos, de David Lynch e o livro A Imagem da Cidade, do urbanista Kevin Lynch.

Para a realização das experiências, são utilizadas tecnologias audiovisuais como imagens captadas em 360° e 4k com dispositivos móveis, realidade virtual, vídeo mapping e a gamificação.

Segundo o professor pesquisador do LabCine, o cineasta e jornalista Eduardo Ricci, o cinema expandido pode transformar nossas memórias afetivas sobre a imagem da cidade. “Esta será uma grande oportunidade para os interessados em experimentar o que há de mais inovador na realização do cinema digital e suas narrativas imersivas e do invisível. Lá, o público poderá entender que o cinema pode transbordar pela tela e sala escura e ganhar novas formas e espaços.”

Próximas atividades – De 6 a 10/11, das 16h às 18h, será promovido o Ciclo de Cinema – Um Café com Lynch, quando serão exibidos cinco filmes de David Lynch e, ao final, será servido um café aos participantes. Já no dia 25/11, das 16h às 18h, será realizado a Cine Imersão “Café Soul Blues”, no Museu do Café. Os participantes do Labcine Unisanta farão uma colaboração na Sessão Cine Imersiva, realizada pela Produtora Ricci Filmes.