Com o tema “Preconceito, Racismo e Higienismo: uma crítica à ideologia do fracasso escolar”, o UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – promoverá a 27ª edição do Seminário do Cotidiano Escolar e Pedagógico, em 18 de outubro, das 9h às 11h30, no Auditório Pascual Chávez, na Unidade São Paulo da instituição. O evento é gratuito e com certificação.

Os palestrantes serão a fonoaudióloga Nacha Matias da Silva, formada pela PUC e o psicólogo Thiago Bloss de Araújo, formado pela USP e mestrando do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho na mesma instituição.

O seminário é direcionado aos profissionais de educação, alunos de pedagogia, pós-graduação em Psicopedagogia e outros cursos vinculados à educação. As inscrições devem ser feitas pelo site: http://unisal.br/eventos/seminario-sobre-o-cotidiano-escolar/

“A proposta deste seminário é resgatar historicamente os discursos e práticas da pedagogia, da psicologia e da fonoaudiologia sobre casos de queixa escolar, trazendo o contexto social e político em que a ideia de “fracasso escolar” foi produzida em determinados momentos históricos e a sua influência ideológica sobre o olhar dos profissionais da saúde e da educação”, informa Cida Sarraf, professora do curso de Pedagogia do UNISAL.