É notável a evolução da tecnologia nos últimos anos, mas será que os grandes centros urbanos se adaptaram a ela? Problemas como engarrafamentos, falta de qualidade no abastecimento de água e energia, aumento da poluição e acesso precário à internet mostram que as cidades precisam, cada vez mais, procurar soluções tecnológicas para sanar tais adversidades.

Uma cidade inteligente e sustentável, Songdo Internacional Business District (Songdo IBD) é desenvolvida economicamente e, ao mesmo tempo, capaz de dar qualidade de vida aos habitantes ao proporcionar eficiência nas operações urbanas.

Songdo IBD está no centro de Songdo City, localizada dentro da Incheon Metropolitan City, na costa sul-coreana, a 56 quilômetros da capital Seoul. Sua construção teve início em 2005 e o investimento total até o momento é estimado em quase 40 bilhões de dólares. É ligada pela ponte mais longa da Coreia, Incheon Bridge, que se estende por 21 Km e dá acesso ao aeroporto de Songdo, o que agrega ainda mais valor à localização da cidade.

Os planejadores urbanos reservaram 40% do espaço para parques públicos naturais, além de ter um sistema completamente inovador de recolhimento de lixo. Todos os resíduos são sugados por tubos subterrâneos e, automaticamente, são reciclados, enterrados ou queimados como combustível. O funcionamento desses tubos dispensam lixeiras, caminhões coletores e exige apenas sete funcionários para toda a cidade.

Para evitar problemas com trânsito, existem sensores subterrâneos que detectam quando o tráfego está lento e reprogramam as sinaleiras se for necessário. E, para quem busca uma opção mais saudável, há 25 quilômetros de ciclovia.

A região começou a ser povoada em 2011 e já possui mais de 67 mil habitantes e a expectativa é que até 2020 tenha 250 mil moradores. Os participantes da 8ª edição da Missão Técnica Semesp terão a oportunidade de conhecer “A cidade do futuro”.

Confira o programa completo: http://goo.gl/QRMwDr

Fonte: Oficina da net