O Semesp encaminhou ao INEP um ofício solicitando revisão nos critérios de preenchimento do Censo 2015 com relação à indicação do corpo docente.

O sindicato pediu revisão nos critérios do Censo de 2015, no qual somente é considerado como docente do curso o responsável por alguma disciplina.

Após o envio do ofício o Semesp se reuniu, no dia 26 de fevereiro, com a Coordenadora Geral do Censo da Educação Superior Laura Bernardes da Silva, e a Diretora de Avaliação da Educação Superior Claudia Maffini Griboski, e ambas foram sensíveis ao pleito.

Além da mudança no texto do manual do Censo, incluindo as atividades complementares para vincular o docente ao curso, fomos orientados que o docente também pode ser vinculado nos seguintes casos:

– Quando o docente é ligado a projeto integrador vinculado à oferta de disciplina do curso; · Quando o docente é ligado a atividades interdisciplinares do curso;
– Quando o docente integra o NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso;
– Quando o docente orienta TCC (Trabalho de Conclusão de Curso);
– Quando o docente é coordenador do curso;
– Quando o docente coordena programa de Iniciação Científica ligado ao curso.

Importante salientar que, para vincular o docente ao curso com base em qualquer uma dessas situações, é necessário que as mesmas estejam previstas na matriz curricular do curso.