O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, participou na tarde desta terça-feira, de uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados (Plenário 10 do Anexo II) em Brasília para apresentar um documento inédito de Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro.

A reunião visava discutir as propostas prioritárias e sugestões da sociedade civil na área educacional e, por isso, Capelato levou o documento formulado pelo Semesp com as sugestões e contribuições de um seleto grupo de acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais.

O documento foi consolidado pelo Semesp após várias discussões e encontros com o objetivo de torná-lo uma referência para o estabelecimento de políticas que fomentem a organização e a dinâmica do sistema de ensino superior do Brasil. É a primeira vez que uma iniciativa desse tipo reúne tantas contribuições relevantes.

Além do evento em Brasília, o Semesp fará o lançamento oficial durante o 1º Congresso de Políticas Públicas para a América Latina, que será realizado pela entidade nos dias 17 e 18, em São Paulo, em colaboração com o Iesalc/Unesco, a União das Universidades da América Latina e Caribe e a Rede Latino Americana de Associações de Universidades Privadas.

O documento deverá orientar também as discussões sobre as políticas para o ensino superior que serão realizadas na Conferência Regional da América Latina organizada pela Unesco, que acontecerá em Córdoba, na Argentina, em 2018, com a participação do Semesp.