São José do Rio Preto recebeu nessa quarta-feira (dia 1º), a 12ª edição das Jornadas Regionais, no Hotel Quality Saint Paul, reunindo cerca de 150 mantenedores, gestores e profissionais das áreas estratégicas das instituições de ensino superior privadas de toda a região. Promovidas pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, o evento apresenta um ciclo de palestras sobre temas ligados ao setor da educação superior, que divulgam dados atualizados e pesquisas específicas de diversas cidades do Estado de São Paulo.

A abertura foi feita pela assessora jurídica do Semesp, Dra. Raquel Carmona, que deu orientações sobre as exigências legais às IES sobre a nova Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146/2015, nas diversas acessibilidades como: arquitetônica, atitudinal, pedagógica ou mercadológica, programática, instrumental, nos transportes, nas comunicações e digital.

Já a professora Ana Valéria, da Unisal de Lorena, questionou os presentes das dificuldades de se conciliar cada vez mais as novas tecnologias com o método tradicional de ensino. “Quando se associa uma tecnologia com métodos de ensino, temos de pensar na metodologia. Hoje é necessário fazer uso de metodologias ativas, onde o aluno começa a ser o protagonista de sua aprendizagem e o professor vira apenas o mediador.”

Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, apresentou nessa quarta-feira (1º de junho) durante a 12ª Jornada Regional de São José do Rio Preto, uma análise econômica dos 96 municípios da RA de São José do Rio Preto, e das RAs de Presidente Prudente (53), Araçatuba (43) e Barretos (19).

“As matrículas em cursos presenciais na RA de São José do Rio Preto  cresceram 6,6% em 2014, índice superior a do Estado de São Paulo (4,3%). Em Presidente Prudente o crescimento chegou a 4,9%. No entanto, nas RAs de Araçatuba e Barretos, as matrículas caíram -1,1% e -0,3% respectivamente”, revelou Capelato explicando que o crescimento econômico brasileiro antes de 2014 e o Fies aumentaram esses índices mas que a tendência para 2015 e 2016 é de queda em função da crise econômica, principalmente de ingressantes.

Na modalidade EAD, as matrículas também tiveram um crescimento acentuado em todas as RAs: São José do Rio Preto (16%), Presidente Prudente (46,8%), Araçatuba (2,5%) e Barretos (47,5%). Esse crescimento de matrículas em Presidente Prudente aconteceu em função da criação e instalação de um novo polo de EAD e, em Barretos, o aumento de matrículas ocorreu em função de novos cursos oferecidos pelas IES locais.

André Rossi, diretor de relacionamento da Num.br, mostrou como as aplicações do Big Data para o setor educacional podem ajudar as instituições de ensino superior a melhorar a tomada de decisões e a captação e retenção de seus alunos. A análise por meio de mídias digitais, primeiramente, identificou o perfil dos frequentadores dessas redes em São José do Rio Preto e detectou que a maioria é formada por homens (65%), divididos nas faixas etárias: dos 18 aos 24 anos (32%), de 25 a 34 anos (29%), de 35 a 44 anos (20%), de 45 a 54 anos (12%), de 55 a 64 anos (6%) e mais de 65 anos (1%). Já as mulheres perfazem um total de 35%, divididas nas faixas etárias: de 18 a 24 anos (42%), de 25 a 34 anos (32%), de 35 a 44 anos (16%), de 45 a 54 anos (8%), de 55 a 64 anos (2%) e mais de 65 anos (0%).