O Semesp promoverá no próximo 7 de junho,  em São José do Rio Preto, a 13ª edição das Jornadas Regionais. Além da cidade que sediará o evento, Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp também apresentará na análise setorial dados das cidades vizinhas: Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, bem como cenários e tendências para 2017.

“Esse ano vamos revelar os cursos presenciais, EAD e tecnólogos mais procurados nessas quatro regiões do Interior de São Paulo, além de uma mostrar uma queda de matrículas e ingressantes nos cursos presenciais da rede privada em quase todas elas. Na região de São José do Rio Preto a queda de matrículas chegou a 5% e a de ingressantes 13,2% em 2015. Em Presidente Prudente o crescimento de matrículas foi pífio, 0,1% e a queda de ingressantes chegou a 7,9% nos cursos presenciais da rede privada no mesmo período. Já em Araçatuba as matrículas caíram 2,8% e o índice de ingressantes chegou a cair 20,4%, e em Barretos a redução da matrículas foi de 2,2% e de ingressantes, 15,1%”, adiantou Capelato.

As Jornadas Regionais vão contar ainda com a palestra de Glauson Mendes, diretor de Marketing do Centro Universitário João Pessoa (Unipê) e um dos responsáveis pela realização do Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira – SABEBR. Ele vai revelar estratégias de curto, médio e longo prazo, trabalhando a evolução da presença on-line da própria instituição onde atua, mostrando elementos fundamentais para ajudar a construir uma máquina de gerar leads e matricular alunos, contribuindo também para o desenvolvimento organizacional e operacional das IES.

O diretor jurídico do Semesp, Dr. José Roberto Covac, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2017. O evento inova mais uma vez ao realizar quatro palestras simultâneas de temas relevantes para as IES.  Das 14h30 às 15h30, o coordenador de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, prof. Fábio Reis, falará sobre Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor, e a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco, Iara Andréa Alvares Fernandes, sobre Instrumento de Avaliação, dando uma abordagem prática para evidenciar a qualidade dos cursos de graduação.

Gestão de EAD – Estratégias para a oferta das Modalidades Semipresencial e a 100% online, com o estrategista de mercado, coach empresarial, palestrante e educador Luiz Trivelatto, e os Indicadores de Qualidade – CPC, IGC e Enade, com Capelato, serão temas das palestras simultâneas das 16h às 17h. A última cidade que receberá a edição das Jornadas Regionais deste ano será Sorocaba (21 de junho).