O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou na última quarta-feira (5), um panorama econômico completo e atualizado das Regiões Administrativas de Ribeirão Preto, São Carlos e Franca durante a 13ª edição das Jornadas Regionais que aconteceu no Araucária Hotel, em Ribeirão Preto.

“As matrículas nos cursos presenciais no Brasil, segundo o Censo de 2015, cresceram 3%, mas houve queda de 8,7% nos ingressantes, o que mostra um quadro de crise econômica. Segundo projeções feitas pela Assessoria Econômica do Semesp também houve uma queda de cerca de 5% nas matrículas em 2016 e tudo indica que em 2017, vamos estabilizar as matrículas nesse patamar, ou seja, estamos em retrocesso na inserção de jovens no ensino superior”, disse Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

Segundo levantamento da Assessoria Econômica do sindicato, as matrículas em cursos presenciais na rede privada em Ribeirão Preto tiveram uma queda de 3,3% em 2015. Em 2014, eram 38.851 alunos matriculados no ensino superior particular e, em 2015, esse número passou a 37.576. Em São Carlos, ao contrário, houve um crescimento na rede privada de 1,3%. Em Franca, o crescimento chegou a 7,8% na rede privada.

No entanto, no levantamento de ingressantes, houve uma queda na rede privada de 11,6% em Ribeirão Preto. Em São Carlos a redução foi maior, 12,9%. Em Franca, no entanto, houve crescimento de ingressante na rede privada de 10,2%.

O estudo levantou ainda os cinco cursos presenciais mais procurados na rede privada em Ribeirão Preto: Administração, Direito, Pedagogia, Engenharia Civil, e Ciência Contábeis. Na RA de São Carlos os preferidos foram: Direito, Administração, Engenharia Civil, Pedagogia e Engenharia da Produção. E em Franca os mais procurados foram: Direito, Administração, Pedagogia, Medicina Veterinária e Psicologia.

Participação do Presidente

A 13ª edição das Jornadas Regionais de Ribeirão Preto também contaram com a participação do Prof. Hermes Figueiredo. “Quando o ex-prefeito Fernando Haddad era ministro da Educação fomos até ele mostrar e propor mudanças nas licenciaturas lato sensu. De lá para cá, passaram mais de 10 anos e  nada foi feito. Hoje vemos que está caindo a procura pelas licenciaturas e não estamos formando mais professores de Matemática, Física, Química e outras especializações que são necessárias para a evolução do ensino superior no país”, disse.

Além do panorama econômico, o evento ainda contou com palestras sobre os seguintes temas: O Marketing Educacional Integrado na prática; Legislação Educacional; Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor; Um Instrumento de Avaliação para diagnosticar a qualidade dos cursos de graduação; O Mercado de EAD no Brasil: Alternativas para crescimento por meio da educação a distância; e Indicadores de Qualidade – CPC, IGC, ENADE.

As próximas edições das Jornadas Regionais acontecerão em São José dos Campos (3 de maio), Campinas (17 de maio), São José do Rio Preto (7 de junho) e Sorocaba (21 de junho).