Acesso controlado
16 de fevereiro de 2016COMPRAS | Edição 206 Catracas eletrônicas e outros dispositivos de segurança ajudam a monitorar o movimento de entrada e saída nas instituições de ensino. Veja...
Oportunidades
5 de janeiro de 2016CARTA AO LEITOR | Edição 205 Em tempos de incertezas e mudanças, há diferentes maneiras de encarar os desafios que se apresentam. E elas podem...
Como a instituição decide sobre novas contratações de professores e funcionários técnicos?
5 de janeiro de 2016A QUESTÃO É... | Edição 205 James Wright, diretor-geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios Selecionar novos professores e técnicos para a instituição é...
A favor da agilidade
5 de janeiro de 2016ENTREVISTA com Paulo Monteiro Vieira Braga Barone | Edição 205 Reconduzido ao Conselho Nacional de Educação, professor da UFJF diz que credenciamento de cursos poderia...
Crescendo em meio à crise
5 de janeiro de 201615º CONIC | Edição 205 Evento de iniciação científica organizado pelo Semesp registra número recorde de inscrições. Desafio é fazer com que órgãos públicos de...
Competências múltiplas
5 de janeiro de 2016CAPA | Edição 205 Com profissionalização e competitividade crescentes, setor busca lideranças que conciliem resultado nos negócios e qualidade acadêmica por Paulo Jebaili No final...
Sinal de alerta
5 de janeiro de 2016ESPECIAL CRISE / SALÁRIO | Edição 205 Com a desaceleração da economia e a inflação em alta, diferentes setores econômicos enfrentam dificuldades para recompor as...
Em busca de novos rumos
5 de janeiro de 2016ESPECIAL CRISE / GESTÃO FINANCEIRA | Edição 205 Em ano difícil, IES adotam estratégias para navegar na turbulência econômica: enxugam custos, investem mais em EAD...
Promessa para o futuro
5 de janeiro de 2016ESPECIAL CRISE / OPORTUNIDADES | Edição 205 Apesar da queda das matrículas no ensino superior privado, áreas como gestão e empreendedorismo, compliance e big data...
Fies 2016 é destaque na 8ª edição do FinanCIES
5 de janeiro de 2016FINANCIES | Edição 205 Crise financeira e cortes na educação foram citados em palestras e debates sobre o Fundo de Financiamento Estudantil por Mariana Ezenwabasili...
Medida justa
5 de janeiro de 2016AVALIAÇÃO | Edição 205 Novo modo de cálculo do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) busca maior precisão sobre o quanto os cursos agregam aos...
Reflexões e abordagens na licenciatura em letras
5 de janeiro de 2016ENSAIO | Edição 205 A formação de professores mais críticos e reflexivos pode ajudar no reconhecimento da sociedade acerca do real valor do professor por...
Terceira idade antenada
5 de janeiro de 2016BOAS PRÁTICAS | Edição 205 Projeto envolve a comunidade acadêmica e oferece oficinas gratuitas a idosos, promovendo rica troca de experiências por Juliana Duarte O...
Foco na produtividade
5 de janeiro de 2016SERVIÇOS | Edição 205 Por que investir em coaching pode ser um bom caminho para tornar os processos mais eficazes nas instituições de ensino superior...
15º Conic-Semesp premiou 12 trabalhos de IES privadas
28 de novembro de 2015Freios burocráticos
23 de novembro de 2015CARTA AO LEITOR | Edição 204 Em 8 de julho de 2013, a presidência da República lançava o Programa Mais Médicos, visando, entre outras coisas,...
Como estimular os alunos a participarem de projetos de iniciação científica?
23 de novembro de 2015A QUESTÃO É... | Edição 204 Fábio Reis, diretor de operações do Unisal Lorena Projetos de iniciação científica são um exercício de trabalho em equipe....
Soluções de ensino
23 de novembro de 2015ENTREVISTA com Brigitte Rieckmann Martins dos Santos | Edição 204 Estimular a iniciação científica ajuda IES a melhorar a qualidade da educação ofertada e a...
Contenção de crise
23 de novembro de 2015MERCADO | Edição 204 Matrículas em IES já caíram 30% em média por causa das restrições no Fies e da recessão econômica; 2016 será um...
Medicina (quase) em expansão
23 de novembro de 2015CAPA | Edição 204 Instituições questionam critérios utilizados pelo MEC para selecionar mantenedoras autorizadas a oferecer cursos de medicina no âmbito do Programa Mais Médicos...
Em nome da atenção básica
23 de novembro de 2015CAPA | Edição 204 Cursos de medicina enfrentam o desafio de reduzir a tendência à hiperespecialização e introduzir os alunos à prática desde o início...