Na última terça-feira, 11, o diretor de Relações Institucionais do Semesp, João Otávio Bastos Junqueira, o diretor executivo, Rodrigo Capelato, e o assessor de Programas de Financiamento, Alexandre Mori, participaram de uma reunião técnica sobre o Projeto de Lei 6.958/2017 que altera a Lei N° 10.735 sobre o Programa de Incentivo à implementação de Projetos de Interesse Social – PIPS, incluindo nesse programa a possibilidade de uma nova fonte de financiamento ao estudante do Ensino Superior.

Os diretores e assessor do Semesp debateram a ampliação do projeto junto ao autor, Dep. Rômulo Gouveia, e ao relator na Comissão de Educação, Dep. Giuseppe Vecci.

O objetivo é aumentar a faixa do público destinatário de parte do compulsório recolhido pelo governo às instituições financeiras. A porcentagem não muda, mas parte da destinação que atualmente é direcionada a microempresas e a população de baixa renda também poderá beneficiar estudantes de cursos superiores.

A proposição ainda estabelece que o juro a ser cobrado será atrelado ao Fies (cinco pontos percentuais acima dos juros do Fies, que até o fim de 2017 permanecerão 6,5% ao ano. Com as mudanças do Novo Fies, conforme estabelecidos na recente Medida Provisória, e de acordo com o anúncio do Poder Executivo, o juro real do Fies passará a zero( ou seja, apenas a reposição inflacionária). A taxa de juros, nos termos do PL em análise, ficaria em cerca de 9% para este ano.