A Universia Brasil realizou, na última semana, a 27ª Reunião do Conselho de Reitores Universia com a presença de 16 reitores de universidades brasileiras para um debate sobre os principais desafios da educação superior atualmente. O encontro aconteceu na sede do Banco Santander, em São Paulo.

Além da participação dos reitores, o evento também contou com a presença do presidente do Banco, Sérgio Rial, do diretor do Santander Universidades, Ronaldo Rondinelli, e do diretor-geral da Universia Brasil, Anderson Pereira.

O tema da empregabilidade no século 21 teve destaque na discussão. “Estamos vivendo um mundo onde a pluralidade de pensamento, culturas e raças se fazem fundamentais hoje na construção de novas empresas, produtos e projetos e até de uma nova sociedade. O papel da universidade como agente que fomenta e dá acesso a essa geração no tema da empregabilidade é fundamental. A Universia tem a honra de ser a plataforma oficial de emprego de uma aliança chamada Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Em parceria com a Afrobras, apoiamos a diversidade de negros nas empresas”, contou Anderson Pereira.

Ao tratar da empregabilidade, a vice-presidente de Recursos Humanos do Banco Santander, Vanessa Lobato, alertou que 50% dos empregos que existem hoje nas empresas não vai existir em 2025, e que 65% dos jovens que entram no ensino superior devem trabalhar em funções que não existem. “Vocês tem vivido isso no dia a dia das universidades. Como podemos olhar para isso não como ameaça, mas como uma oportunidade de reinvenção?”, questionou.

“Com quais competências e habilidades precisamos começar a trabalhar para gerir esse mundo tão complexo? As hierarquias e as estruturas organizacionais que tanto funcionaram começam a ser questionadas. Eu não acredito que vão desaparecer. Acredito que vamos ter que conviver com outras estruturas”, completou.

Entre os participantes estavam o presidente do Semesp, Hermes Figueiredo Ferreira, e a reitora da Universidade Cruzeiro do Sul, Sueli Cristina Marquesi.

Saiba mais.