Eduardo Capellari, diretor geral da Faculdade Meridional (Imed)
A inovação no ensino superior é fundamental no modelo de gestão e como prática oportunizada pelo ambiente de pesquisa e produção do conhecimento. Há uma necessidade de revisarmos nossos conceitos em relação aos modelos de gestão estratégica, financeira e de pessoas. As práticas atuais não permitem a formação de líderes e a construção de bases sólidas para a competição internacional. Em relação ao ambiente de pesquisa, precisamos avançar significativamente no seu papel de propulsor de ambientes de pesquisa, com forte aproximação ao mundo empresarial.

 

Roberto de Faria, pró-reitor administrativo do Centro Universitário São Camilo
Inovar no ensino superior significa diagnosticar e corrigir os erros, para aprimorar processos e educar melhor. Rever, em todos os níveis hierárquicos, a gestão mais adequada, além de questionar e revisar o currículo e o projeto pedagógico, com o objetivo de proporcionar ao corpo discente uma moderna abordagem dos cursos oferecidos. É também estimular o corpo docente a um permanente aperfeiçoamento pessoal, ajustar a infraestrutura oferecida para atender às demandas do projeto pedagógico e fomentar o empreendedorismo no corpo discente, promovendo aos alunos a inovação em suas carreiras profissionais.

 

Kátia Ciuffi, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade de Franca (Unifran)
O papel de formar recursos humanos para ciência e tecnologia só pode ser cumprido se houver como paradigma núcleos geradores de pesquisas. Para tanto, precisamos desenvolver um aprendizado atrelado à capacidade de lidar com as transformações pelas quais a sociedade passa. Os setores produtivos estão mais competitivos e exigem novas tecnologias e a universidade precisa gerar inovações que os atendam. Assim, nosso papel passa a ser fundamental na formação e orientação dos estudantes quanto às exigências mercadológicas, trabalhando em uma linha de estudo que desperte aptidões e novos talentos.

 

Nilbo Nogueira, gerente de Tecnologia Educacional da Faculdade Bilac
A inovação, tanto no campo tecnológico quanto no metodológico, é, além de importante, necessária para que professores e alunos compartilhem a mesma linguagem. Dessa forma, torna-se possível potencializar o processo de ensino e aprendizagem. A geração que se encontra atualmente nas instituições de ensino superior possui um comportamento que exige mais agilidade nos processos comunicacionais, seja na didática de uma aula ou nos recursos tecnológicos. Isso significa que não inovar é manter a instituição no patamar analógico, enquanto os alunos exigem uma educação digital.