Parceria da Fundação Volkswagen com universidades visa formar professores da rede pública de ensino

Juliana Duarte
Programa leva formação universitária a docentes da rede pública de regiões carentes do Nordeste

Ciente da realidade brasileira, que aponta a existência de 636 mil docentes sem diploma universitário lecionando no ensino básico, conforme o último Censo Escolar, empresas unem esforços com instituições de ensino superior para reverter essa situação. E é esse o objetivo do Pró-Educar Brasil, programa desenvolvido pela Fundação Volkswagen que firmou parceria com a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). A ideia é proporcionar uma formação de qualidade aos educadores da rede pública (ensinos infantil e fundamental) que não possuem diploma de nível superior.

O programa funciona com a concessão de bolsas integrais aos professores, paga pela Fundação, para custear as despesas com a graduação. “Oferecemos uma bolsa integral em parceria com os concessionários da rede Volkswagen. A cada real doado por eles, multiplicamos a quantia”, explica Conceição Mirandola, diretora de administração e relações institucionais da Fundação.

A partir de um projeto-piloto, criado em 2008 e implantado na cidade de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, um grupo de 30 professores foi beneficiado com as aulas, realizadas com o apoio da Fundação Terra, que coordena todas as ações distribuídas por diferentes instituições de ensino da região. “Os alunos recebem um valor referente à mensalidade, pagam e nos enviam um comprovante todos os meses”, completa Conceição. De acordo com ela, a formação dos bolsistas é acompanhada de perto com controle de presença e de notas.

Agora o próximo passo do programa será concentrar as atividades em uma unidade de ensino. Para isso firmou parceria com a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), que oferece cursos de graduação e pós-graduação em oito estados do Norte e do Nordeste.

A parceria entre as duas instituições garante a infraestrutura necessária e um conteúdo pedagógico unificado. “Tivemos ótimas experiências até agora. Com o piloto, pudemos testar metodologias que serão implantadas em outras regiões”, destaca Conceição. Com isso, também será possível estender o trabalho a outros municípios, principalmente àqueles que apresentaram baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

RaioX
Pró-Educar BrasilO que é:

programa de formação de professores que atuam na rede pública
Como funciona: concessão de bolsas em instituições de ensino superior para formação universitária
Início do projeto: 2008
Professores beneficiados: 30, no projeto-piloto
Objetivo: expandir o programa para, pelo menos, mais nove cidades em 2011