A reportagem “As empresas complementam as políticas de educação” da Revista Carta Educação mostra o quanto as ações de investimento social privado junto ao setor educacional estão crescendo a cada dia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Comunitas, que tem como objetivo fazer o acompanhamento anual dos investimentos no Brasil, a educação recebeu aporte de 801 milhões no ano de 2015.

Leia abaixo um trecho da reportagem:

Tendências do investimento

Para a socióloga e coordenadora da pesquisa BISC, Anna Peliano, a concentração da pauta educacional nos institutos revela um esforço próprio de qualificar essa atuação. “Eles [os institutos] vêm ofertando equipes mais especializadas nas questões sociais e acumulando a expertise necessária para desenvolver as ações”, avalia.

Anna também reconhece algumas tendências em relação ao aporte do capital social privado na educação. “É inegável a contribuição com a qualidade educacional, a partir da complementação das políticas públicas, sobretudo em temas como formação de professores, gestão escolar e mobilização”.

Particularmente, a formação de professores obteve maior destaque nos últimos três censos realizados pelo Gife. Dados mostram que em 2009, 70% das iniciativas eram direcionadas para a área; em 2011, 60%; e em 2014, 63%.

A atuação, no entanto, não coloca em xeque o dever do estado e a necessidade da formatação de políticas públicas educacionais. “Substituir o papel do Estado não é o interesse das companhias. A ideia é contribuir, somar recursos e esforços e tentar viabilizar mudanças”, analisa a socióloga.

Leia aqui a reportagem na íntegra.