Oscar Hipolito_Anhembi

Ao som do Quinteto Sinfônico de Campinas, o professor Oscar Hipólito assinou, nesta sexta-feira (13), o termo de posse como reitor da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), cargo que ocupa desde o último dia 1º de maio em substituição ao professor Gabriel Mário Rodrigues, fundador da UAM, que deixou a instituição em março deste ano. A solenidade ocorreu no campus Vila Olímpia da universidade, na capital paulista, e contou com a presença do secretário municipal de educação, Cesar Callegari; do presidente da Anhembi, Eduardo Giestas e do vice-presidente da Laureate Brasil, Marcelo Cardoso, entre outros convidados que assistiram ao evento no auditório.

Giestas lembrou o perfil inovador da Anhembi Morumbi, pioneira na criação de cursos como o de turismo no país, e na utilização de recursos tecnológicos para o contínuo aperfeiçoamento acadêmico. “Caberá ao novo reitor levar a instituição a um patamar ainda mais alto, fortalecendo sua inovação característica”, convocou o presidente da instituição.

O secretário de educação do município de São Paulo reforçou a necessidade de estabelecer parcerias com instituições de ensino superior como forma de enfrentar os desafios impostos ao crescimento do país. “Como país estamos enfrentando o desafio da formação e as possibilidades de desenvolvimento vêm por meio da educação”, sugeriu Callegari.

A necessidade de investir na educação como atividade contínua para o constante aperfeiçoamento profissional e humano foi lembrada pelo vice-presidente da Laureate Brasil. “A educação não se encerra com a graduação, com o título de mestre ou doutor. É um movimento que deve ser constante para ser plenamente profícuo”, disse Cardoso.

 

Fotos Fabio Gois (12)Valorização docente

No seu discurso de posse, Oscar Hipólito fez questão de ressaltar o papel dos professores e colaboradores da instituição para o sucesso do programa da universidade. “Quero que minhas primeiras palavras sejam dirigidas para saudar todos os professores, que são os principais responsáveis pela realização dos sonhos e expectativas dos estudantes e de seus familiares”, destacou o reitor já no início de seu discurso.

Entre as metas do novo reitor está avançar na promoção da internacionalidade da instituição com forte ênfase à empregabilidade de seus alunos. “Uma questão extremamente relevante principalmente para nosso país que tem menos de 15% de seus jovens em idade entre 18 a 24 anos cursando o ensino superior. Precisamos não apenas de mais médicos, mas também mais engenheiros, mais educadores, mas profissionais da saúde, enfim, mais pessoas com nível superior de educação”.

Nesse sentido, Hipólito lembrou o objetivo principal do ensino superior como uma das missões da Anhembi. “Fundamentalmente o objetivo principal é contribuir para a construção de um mundo melhor, produzindo conhecimento e formando talentos criativos e empreendedores, com experiência multicultural única, capazes de obter sucesso e realizações em sua vida pessoal, social e profissional”.

 

Largo currículo

Formado em Física pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), Oscar Hipólito é mestre em Ciências e Doutor em Física pela Universidade São Paulo (USP) e possui pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em São Diego, nos Estados Unidos, tendo trabalhado com o professor Walter Kohn, Prêmio Nobel de Química de 1998. Também teve passagens por organizações governamentais de fomento ligadas à educação como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). Ao longo de sua carreira,  o professor ainda esteve à frente de diversos projetos em renomadas instituições públicas e privadas, entre as quais a USP, onde manteve vínculo por 30 anos, desempenhando diferentes papéis como professor titular de Física e diretor da Unidade de Física e Química do campus de São Carlos. Atuou também como pró-reitor Acadêmico em grandes universidades privadas.

Agora, além da reitoria da Anhembi Morumbi, Hipólito acumula a função de diretor acadêmico da rede internacional de universidades Laureate, da qual a instituição faz parte.