“A tecnologia é a parte fácil, nós não sabemos como fazer com as pessoas”. Para Kenneth C. Green, PhD em ensino superior e políticas públicas pela Universidade da Califórnia, que participa do I Colóquio Pearson, em São Paulo, esse é o desafio da imersão da educação no mundo tecnológico.

De acordo com Green, que é diretor-fundador do The Campus Computing Project, estudo continuado sobre o papel da computação, e-learning e tecnologia da informação, a aplicação dos recursos tecnológicos hoje é feita com base em opiniões dos produtores e usuários destes sistemas, mas no fundo ainda não se sabe exatamente aonde isso vai dar. “A pergunta que deve ser feita pelas instituições de ensino é ‘o que estamos fazendo bem?’ para poder investir no que pode melhorar”, recomenda o especialista.

“Assim como os filmes, quando começaram a ser utilizados pelos professores para enriquecer a aula, depois o power point substituiu os slides e projetores, agora temos a internet e outras inovações tecnológicas para agregar novas experiências à sala de aula”, lembra Green. Para ele, o modelo conhecido como Flipped Class é o recurso do momento.

O I Colóquio Pearson ocorre no Grand Hyatt Hotel, na capital paulista, debatendo o impacto das novas estratégias pedagógicas e tecnológicas na gestão do ensino superior, e conta ainda com a participação de Abdul Waheed Khan, PhD em comunicação de massa pela Universidade de Wisconsin; Paul Bacsich, diretor da Matic Media Ltda, empresa que atua em política e prática de aprendizado on-line; Carlos Longo, diretor de EAD da Universidade Positivo, e Fredric Litto, presidente da Abed.