O trabalho frente ao comando das instituições particulares de ensino superior e a ação gerada pela boa gestão de seus representantes ganham destaque numa premiação inédita no país. O Prêmio Lideranças do Ensino Superior vai identificar os gestores da educação superior privada que se destacaram no último período, valorizando e reforçando a representatividade dos responsáveis pelo setor e a sua importância para o desenvolvimento do país. A premiação será conferida pela revista Ensino Superior e pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), por meio de uma votação nacional.

Responsável por mais de 74% dos estudantes presentes numa graduação, conforme Censo da Educação Superior, o ensino superior privado representa a principal fonte de formação profissional. Cerca de 80% dos alunos que concluíram uma graduação em 2010 foram formados por uma faculdade particular.

Formação de cérebros
Uma pesquisa realizada pela Franceschini Análises de Mercado constatou que a maioria dos empresários e executivos de médio e alto escalão das principais empresas de São Paulo é oriunda de instituições particulares de ensino superior. O levantamento feito em 2008 apurou que 76% dos entrevistados cursaram faculdades particulares, índice que chega a 85% no nível de pós-graduação.

A densidade do setor privado se estende para além da formação dos futuros profissionais brasileiros, tendo papel significativo também na absorção de professores e técnicos. Um levantamento da Assessoria Econômica do Semesp mostra que o setor possui mais de 226 mil docentes e emprega quase meio milhão de funcionários técnico-administrativos.

Curiosamente, um setor com essa relevância para a economia do país, e sua complexidade na gestão com responsabilidade e qualidade, muitas vezes passa despercebido entre a maioria da sociedade e órgãos de imprensa. Desse modo, o Prêmio Lideranças do Ensino Superior vem considerar a atuação das pessoas que fazem o ensino superior, permitindo dar maior visibilidade a esses gestores e às suas melhores práticas de gestão.

A votação que identificará os gestores líderes será realizada em duas etapas, por meio de formulário eletrônico disponível nos sites da revista e do Semesp e distribuído por e-mail. Participarão representantes de todas as instituições privadas nas áreas de inovação acadêmica; emprendedorismo; comunicação e marketing; gestão administrativa e responsabilidade social. Os gestores serão classificados nas categorias Região Sul; Região Sudeste; Região Nordeste; Região Norte/Centro-Oeste; São Paulo (capital) e Interior Paulista.

O resultado do prêmio será conhecido em grande evento, a ser divulgado posteriormente, com o lançamento da revista Ensino Superior Especial, que trará o perfil dos líderes e o trabalho realizado junto às instituição de ensino.

Para votar e indicar os líderes, clique aqui.