O Ministério da Educação (MEC) descredenciou nesta última segunda-feira (13) a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), pertencentes ao grupo Galileo Educacional. As instituições vinham sofrendo com graves problemas financeiros e acadêmicos, o que já havia resultado na impossibilidade de receber novas matrículas desde agosto de 2013.

Em dezembro último um procedimento administrativo foi instaurado contra o Grupo Galileo, que apresentou defesa dentro do prazo estabelecido pelo MEC. Após análise, o Ministério decidiu por descredenciar as duas instituições.

Os alunos da UniverCidade e da Gama Filho terão direito a transferência assistida para outras instituições de ensino superior localizadas no Rio de Janeiro, sede dos estabelecimentos descredenciados. De acordo com o MEC, um edital será lançado em até cinco dias convocando instituições universitárias que desejarem receber estes alunos.

O grupo Galileo divulgou uma nota manifestando sua insatisfação com a decisão do MEC. No texto, a mantenedora classificou o parecer como injusto e disse que irá recorrer.