Acontece hoje, 9, no Hotel Pulmann em São Paulo, o Seminário O Futuro do Ensino Superior com a participação de mais de 200 gestores de instituições de ensino superior de todo o Brasil, interessados em debater e refletir o que está por vir na educação, quais são as macrotendências e como criar um sistema que se aplique à realidade que vivemos.

Para o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, “é muito interessante ver tanta gente reunida para debater um tema tão relevante, além das preocupações do dia-dia das instituições é preciso fazer um esforço para realizar ações que se alinhem aos dias atuais e a realidade em que os estudantes vivem”.

Abrindo o evento, o jornalista e apresentador, Marcelo Tas, apresentou detalhes de sua carreira e seu histórico com educação. “Há alguns anos, os estudantes só tinham praticamente uma fonte de informação: o professor. Mas, quantas fontes de informação os jovens têm hoje, com o acesso à internet e redes sociais? É por isso que há necessidade de se criar um modelo capaz de educar esses jovens conforme a realidade de hoje”.

Na ocasião, Marcelo Tas em parceira com o Semesp, apresentou a série especial de educação do Canal #Descomplicado. O objetivo da ação, assim como o próprio canal, é descomplicar assuntos de forma leve e humorística com rigor relacionado à informação.

A série foi intitulada “Faculdade pra quê?”, pois essa é uma das questões mais frequentes nas buscas do Google e é formada por cinco episódios que funcionarão como uma “provocação” sobre como funciona esse sistema hoje em dia. O episódio “Quem inventou a Faculdade?” e “Inovação pra quê?” já estão disponíveis neste link.

Ainda na primeira parte do evento, Rodrigo Capelato e Fábio Reis, falaram sobre as ações do Semesp para não só atender as instituições de ensino superior, mas ampliar a conversa com os alunos. Nesse sentido, foram realizados vários estudos, como a Pesquisa Semesp em parceria com o Instituto Data Popular com o tema “Conhecendo o público universitário emergente”, e também  a Pesquisa EAD e a Pesquisa de Graduação Tecnológica, iniciativas que buscaram aproximar os gestores do interesse de seus alunos.

 

Fábio Reis também lembrou do processo de cooperação entre o Semesp e a Laspau, principalmente na questão da inovação, pois muitas mudanças vão impactar as instituições. “Esse evento não vai só mostrar o que está por vir no ensino superior, como também provocar uma reflexão. Reunimos professores relatores, que vão organizar tudo o que será falado em um texto e, dessa forma, após o evento, continuaremos com essa discussão. Esse é o objetivo do Semesp”.