O Semesp está lançando nesta segunda-feira, 28, em São Paulo, o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017. O estudo, elaborado anualmente pela Assessoria Econômica do Semesp com base nos dados divulgados pelo Censo do Ensino Superior no Brasil de 2015, apresenta um panorama completo do setor no país ao longo dos últimos 15 anos, abrangendo todos os estados brasileiros e detalhado por mesorregião. Em sua apresentação, o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, mostrou um dos destaques dessa edição, um recorde feito exclusivamente referente aos cursos de Graduação Tecnológica, modalidade que, junto com EAD, vem ganhando mais espaço na oferta de cursos das instituições.

O diretor do Semesp ainda frisou os dados sobre a taxa de escolarização líquida em 2015, no qual apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão cursando alguma graduação. “Ainda existem muitos jovens fora do ensino superior e as instituições devem ver isso como uma oportunidade de crescimento. Para esse público, há a necessidade de se pensar políticas públicas para induzir o crescimento”, disse.

O mapa ainda revelou que das instituições de ensino superior do Brasil 89% são faculdades, 7% Centro Universitários e 4% Universidades. Em todo o país, na rede privada e pública, houve um crescimento no percentual de ingressantes de 6,7% nos cursos presenciais e 4,6% na educação a distância.

Na publicação, o Semesp buscou trazer não só informações quantitativas, como também qualitativas e uma série de dados sobre o ensino superior no Brasil. “Na análise dos dados para essa edição do mapa, notamos um aumento significativo de alunos de classes mais baixas concluindo cursos e as instituições de ensino particulares tem um papel importante na resolução desses problemas de acesso”, explicou o diretor.

Além da apresentação dos dados mais relevantes do Mapa, Glauson Mendes, diretor de marketing do Unipê – Centro Universitário de João Pessoa e organizador do SADEBR, participará da segunda parte do evento.