De acordo com informações do Jornal The Korea Times, a empresa SK Telecom anunciou a implantação do sistema Internet of Things (IoT), ou “Internet das Coisas”, na Korea University. A IoT é uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia das pessoas – como eletrodomésticos, meios de transportes, maçanetas e até tênis e roupas – à Internet e a outros dispositivos como computadores e smartphones, fazendo com que o mundo físico e o digital se tornem um só e se comuniquem uns com os outros, em data centers e suas nuvens.  A rede de dispositivos compartilha informações ou mesmo cumpre tarefas enquanto a pessoa está realizando outras atividades, como trabalhando, dormindo ou se exercitando.

“Nós vamos reconstruir o campus da universidade o transformando em um lugar de vida inteligente com a tecnologia da IoT”, disse Lee Hyung-hee, presidente da SK Telecom. A empresa quer apresentar um modelo de cooperação acadêmico-empresarial exemplar no que diz repeito à tecnologia inteligente.

Além da IoT, a universidade e a SK Telecom pretendem aplicar armazenamento em nuvem, Big Data e tecnologias de mobilidades para contribuir na inovação do campus.

O campus Anam, no nordeste de Seul e também vizinho ao Hospital da universidade, receberá uma rede dedicada a IoT que vai integrar sistemas e sensores em todo o local. A Sk Telecom também vai implantar um sistema de gestão de energia do edifício.

Com tanta tecnologia, a universidade planeja criar um curso sobre padrões globais de plataforma na IoT, além de organizar seminários e competições relacionadas. Em 2014, uma pesquisa da PricewatherhouseCoopers revelou que cerca de 20% das empresas já estão investindo em sensores para a IoT.

A 8ª Missão Técnica Semesp visitará a Korea University. Confira a nossa programação:

http://goo.gl/QRMwDr

Informações:

Trust Travel

Telefone: (11) 2122-4255

E-mail: [email protected]