A edição N°219 da Revista Ensino Superior, do mês de maio, já está disponível para a compra e com ela os mais relevantes temas para o setor como inovação e internacionalização, empreendedorismo.

A entrevistada dessa edição foi a pedagoga Walkiria Rigolon que nos contou o porquê as instituições escolares deveriam ensinar procedimentos e técnicas de estudo para ajudar alunos de todos os níveis, incluindo os de pós-graduação. “A escola, em geral, naturaliza alguns saberes, como se determinados conteúdos não precisassem ser ensinados, ou que pudessem ser aprendidos sem um modelo, sem apoio ou referência. Tratamos assim os procedimentos e técnicas de estudos como se fossem um dom natural”.

Na matéria de capa, vemos a importância da inovação acadêmica e mais, como fazer trabalhos e pesquisas cruzarem as fronteiras universitárias e chegar até o setor produtivo.  Nos cursos de graduação, grande parte das inovações propostas são frutos dos TCC’s. Para especialistas, é preciso criar iniciativas para despertar nos alunos o desejo de criar novos produtos e serviços. Na matéria você ainda é possível encontrar cases de sucesso de projetos que aplicaram a inovação acadêmica.

Na seção empreendedorismo, vemos que as faculdades de jornalismo estão atualizando suas grades para formar profissionais mais empreendedores e não mais voltada ao trabalho em grandes redações. A crise no mercado editorial fez com que as universidades elaborassem cursos capazes de conceber, executar e avaliar projetos inovadores que respondam às exigências contemporâneas e ampliem a atuação profissional em novos campos.

A matéria “De portas abertas para o mundo” nos mostra que, apesar de todos os obstáculos de ordem linguística, administrativa, logística e financeira, a internacionalização e o intercâmbio multicultural podem capacitar as próximas gerações à atuar dentro e fora do mercado nacional.

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