“Laboratório de fabricação” ou Fab Lab é um espaço onde pessoas de diferentes idades podem realizar projetos de fabricação digital e utilizar a teoria que, muitas vezes, não são colocadas em prática em sala de aula.

Muito comum em instituições que buscam conciliar teoria e prática, o conceito de Fab Lab ainda é desconhecido para a maioria dos brasileiros. Em São Paulo, a Associação Garagem Fab Lab é um lugar que promove o encontro entre profissionais e estudantes, makers e especialistas, empresas e entusiastas. Nesse espaço é possível encontrar máquinas e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos e ideias, além de colocar em prática toda a teoria aprendida em escolas e universidades, independente do curso.

Alunos de Design do Istituto Europeo di Design desenvolvendo o protótipo com fabricação digital no Garagem Fab Lab.

Alunos de Design do Istituto Europeo di Design desenvolvendo o protótipo com fabricação digital no Garagem Fab Lab.

O Garagem pertence à rede mundial de Fab Labs, iniciada no MIT há quase 15 anos, quando o diretor do Center of Bits and Atoms, Neil Gershenfeld, criou o curso “How to make (almost) everthing” (como fazer quase tudo, em inglês).

Hoje em dia, muitas universidades possuem seus próprios fab labs, ou apoiam um fab lab independente, como uma forma de enriquecer o ensino-aprendizagem, atraindo os alunos ao aplicar os conceitos na prática. Indústrias e profissionais autônomos também utilizam esses laboratórios para desenvolver projetos específicos. O importante é que esse espaço sirva para compartilhar ideias e sempre buscar a inovação.

O Semesp, representado pelo diretor de inovação e redes de cooperação, Fábio Reis, teve a oportunidade de conhecer o Garagem Fab Lab, localizado no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. ” O Fab Lab representa a possibilidade real de integrar formação teórica com a prática. Há várias IES que estão investindo em um ensino em que os estudante aprendem fazendo”, disse.

Recentemente, o Fantástico fez a série Fab Lab, Faça Você Mesmo, no qual mostrou um pouco desse universo, assista neste link.