Estudantes e professores da Univali envolvem comunidade escolar e criam portal e game para exercitar a cidadania

por Juliana Duarte

171_42Levar a cidadania às comunidades carentes de Santa Catarina é uma das preocupações do Programa de Extensão de Formação e Assessoria em Cidadania Infantojuvenil, criado em 2006 pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A iniciativa, que leva a alunos da rede pública de ensino conhecimentos sobre direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e meio ambiente, ganha agora uma versão digital para se aproximar ainda mais da linguagem dos jovens.

O reforço vem por meio do Portal da Cidadania, que conta também com um game interativo. “São instrumentos multiplicadores do conhecimento e que ainda promovem a inclusão digital”, diz Ana Cláudia Delfini Capistrano de Oliveira, coordenadora do programa, que tem a participação de professores e alunos bolsistas dos cursos de direito e relações internacionais.

O site foi desenvolvido pelos participantes do programa enquanto o jogo foi elaborado pelos próprios adolescentes beneficiados pelo projeto e com o apoio de uma equipe técnica. “Realizamos uma série de atividades para coletar temas que fazem parte da realidade das crianças”, explica a coordenadora. A limpeza dos rios e lagos é o assunto do primeiro game, A Trilha. “Eles adoraram e se mostraram muito participativos”, diz Ana.

A inspiração para o novo projeto veio das lições apreendidas no Caderno da Cidadania, espécie de cartilha distribuída a escolas e ONGs parceiras do Vale do Itajaí e dos municípios de Navegantes e Piçarras. O material é trabalhado por professores que passaram por capacitação oferecida pela equipe do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da Univali, também responsável por desenvolver o conteúdo. “Esses temas geralmente não são debatidos em sala de aula e, por isso, devem ser trazidos à tona”, afirma Ana.

A coordenadora conta que a ideia agora é investir nas plataformas digitais. “Pretendemos desenvolver novos jogos a partir da mesma metodologia, sempre buscando inspiração em direitos da infância e juventude e, claro, na cidadania”.