No dia 9 de junho o Semesp trouxe para o Brasil representantes de Harvard e do MIT para discutir como será o futuro da educação superior. Será que as instituições estão preparadas para as novas gerações de estudantes que estão chegando? As universidades estão acompanhando as mudanças no mundo e na tecnologia? O que pode ser feito para engajar esses novos alunos?

Essas foram algumas das perguntas respondidas pela Dra. Stephanie H. Kennen, Diretora Administrativa do Programa de Educação Geral da Universidade Harvard, e o Prof. Vijay Kumar, Vice-Diretor e consultor estratégico sênior para o Ensino Digital do MIT, no evento “O futuro do ensino superior”. Para documentar o que foi discutido neste dia, o Semesp convidou quatro relatores para reunir suas impressões em uma síntese para a produção de uma publicação que terá diretrizes para o setor nos próximos anos.

Em muitos casos, os líderes reconhecem que é preciso realizar mudanças, mas não sabem por onde começar, ou como fazer. Para colaborar com as IES e seus gestores, o Semesp realizará anualmente esse evento, que manterá viva a importante reflexão sobre o futuro do ensino e ajudará os gestores, por meio de análises qualificadas, a promover mudanças institucionais.

Na análise dos dois expositores, o futuro se constrói de forma planejada e com respeito à trajetória da instituição. Os professores defenderam a necessidade das instituições realizarem mudanças institucionais de forma consistente e defenderam as transformações que tenham caráter estratégico e sejam realizadas com reflexão e análise de dados.

Acesse aqui e leia o documento na íntegra.