Mediado por Wagnes Sanches, diretor acadêmico da FIAP, a Dr. Stephanie H.Kenen , vice-reitora de graduação da Universidade de Harvard, esteve à frente da apresentação no período da tarde explanou sobre o histórico da instituição, como é aplicado a educação liberal e como pode ser adotado em outras IES em todo o mundo.

Stephanie, em sua palestra, disse que nem sempre as IES estão preparadas para mudar sua forma de educar, muito menos os seus docentes e mostrou o contexto da educação liberal nos EUA ao fazer um exercício com o público participante, pedindo que se fizessem perguntas do tipo: Qual a universidade você fez? Qual tipo de escola você frequentou no seu primeiro curso? (pública, privada, religiosa,); Quão grande ela era? Em que você se especializou? Quando você escolheu sua especialização? Como o seu trabalho atual está relacionado à sua especialização da graduação?

“A provocação foi para que cada um percebesse quanto os acadêmicos gostam de falar da sua própria relação acadêmica e que impacto surtiu na vida de cada um. A educação liberal nos EUA foi sempre pautada com iniciativas de formação profissional para atender o país e com o passar do tempo e após duas guerras mundiais, o ensino superior começou a mudar, com iniciativas como da AACU LEAP: www.aacu.org/leap, que busca o conhecimento do indivíduo como um todo para depois definir melhor a graduação específica a seguir”, disse.

A vice-reitora de Harvard foi além ao defendeu o porquê é importante a educação liberal em seu país. “Para formarmos cidadãos mais éticos, engajados, que entendam o valor do raciocínio, da razão e do diálogo e que  entendam a complexidade dos aspectos econômico-político-social”. Par a ela, e preciso saber lidar com as rápidas mudanças globais. “Queremos que nossos alunos tenham condições para trazer múltiplas perspectivas para problemas complexos.”

A missão e o currículo atual de Harvard é educar os cidadãos e os líderes dos cidadãos por meio da força transformadora de uma educação liberal de artes e ciências. “Nós o fazemos por meio da combinação de transformação intelectual, que acontece na sala de aula; social, que acontece nas casas residenciais e individual e pessoal, que acontece por meio dos estágios de desenvolvimento de uma experiência em uma faculdade residencial de 4 anos”.

Em 2016, a Harvard escola mais antiga dos EUA (fundada em 1636) foi avaliada em US$ 35,7 bilhões em julho. É uma instituição privada, tem 12 escolas e mais uma instituição de pesquisa. Somente uma escola com alunos de graduação. Tem 6.700 alunos de graduação e 3.500 de pós; 50 especialidades; O valor da matrícula aproximado hoje é US$ 43.000; sendo US$ 63.000 matrícula, com direito a alojamento e alimentação. Os alunos em sua maioria pedem auxílio financeiro (55%), por meio de bolsas de estudo; ou parcial (20%) e os que não pedem nada e pagam integralmente (42%).