A Profa. Drª Ana Claudia de Souza Fortaleza, docente das Faculdades de Dracena – Unifadra, participou do 16º CONIC-SEMESP como orientadora do trabalho “Efeitos de um programa de relaxamento na concentração de estudantes do ensino fundamental e ensino médio”, das alunas Mariana Gonçalves Faria Lima e Carla Paulina Rozante do curso de Educação Física, e decidiu fazer um relato sobre a importância dessa experiência na formação de universitários e como foi o passo a passo da elaboração desse trabalho:

O projeto de iniciação científica é importante para o aluno por diversos motivos: um deles é despertar o gosto pela pesquisa, e isso é fantástico, já que é por meio dos nossos pesquisadores são realizadas as grandes descobertas que auxiliam, dentro da área da saúde, na cura e tratamento de doenças e também na elaboração de exercícios adequados para determinadas populações. Enfim, diversas descobertas extremamente importantes para o bem-estar e qualidade de vida dos seres humanos. Além de despertar essa aptidão, o aluno desenvolve diversas habilidades, como: 1. Ter habilidade na pesquisa em bases científicas, que o fará capaz de buscar conhecimento científico confiável (e não apenas páginas do Google) para realizar os desafios do dia a dia profissional. 2. Ter habilidade para compreender quais avaliações são mais adequadas para acompanhar o desempenho dos seus alunos. 3. Desenvolver habilidades na escrita, extremamente importante para a vida profissional e para se destacar em concursos. 4. Desenvolver habilidades na comunicação, sendo capaz de se expressar com maior facilidade com o público leigo e científico utilizando vocabulário adequado para cada ocasião. 

As fases do projeto desenvolvidas em conjunto entre professor a aluno foram:

  1. Primeiramente a ideia com a pergunta: Será que exercícios de relaxamento realizados em sala de aula melhoram a concentração dos estudantes? A pergunta surgiu porque pensamos que atualmente os estudantes têm muitos problemas com concentração, por diversos fatores, entre eles o uso excessivo da tecnologia e a alta cobrança por um bom desempenho escolar e em provas como o Enem e vestibulares (no caso do terceiro ano do ensino médio). Sabemos que o exercício físico é um aliado importante nesse processo, no entanto, os estudantes alegam falta de tempo para a prática, assim surgiu a pergunta do nosso trabalho. Além disso, o mentor do projeto, nosso diretor Edson Kai, já acreditava nessa proposta que era anteriormente realizada, com o projeto Respiration, no entanto sem uma metodologia rigorosa nem coleta de dados; 
  1. Depois veio a busca na literatura: em bases de dados nacionais e internacionais, para embasarmos nosso conhecimento e verificar o que já existia a respeito. E a novidade: nossa proposta é inédita! Não existem estudos relacionados à melhora da concentração por meio de um programa de relaxamento em sala de aula; 
  1. Estruturação do projeto: quais metodologias seriam utilizadas para avaliação? Parceria com alunos da psicologia para aplicação do teste. Elaboração da proposta de intervenção, escolha do momento a serem realizadas as avaliações, parceria e reuniões com coordenadores e diretores do colégio e da faculdade; 
  1. Elaboração do embasamento científico para envio ao comitê de ética-Plataforma Brasil. Observação: O Projeto ainda permanece em análise, no entanto a ética é respeitada uma vez que se considera que as intervenções são realizadas como parte das atividades propostas pelo colégio; 
  1. Coleta de dados inicial, intervenção, coleta de dados final, tabulação dos dados, análise estatística;
  1. Apresentação dos resultados para os coordenadores da faculdade e colégio e para os pais dos alunos na reunião de pais; 
  1. Escrita final do projeto, envio para a organização do Congresso; 
  1. Elaboração da apresentação oral.