Centro Universitário Belas Artes revive Festival de 1967 em aula sobre cultura brasileira

por Juliana Duarte

Alunos caracterizados, música pelos corredores, ex­posições repletas de histórias e, claro, muita nostalgia. O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo voltou no tempo em projeto pedagógico rea­lizado no segundo semestre de 2014 para reviver as emoções do 3º Festival de Música Brasileira, transmitido pela Rede Record em 1967. A iniciativa surgiu com o intuito de transmitir conhecimentos de um jeito eficaz, leve e envolvente. “Nos preocupamos muito com o repertório dos nossos estudantes. Queremos que eles conheçam mais sobre música e cinema, entre outros temas relacionados à cultura brasileira”, comenta o pró-reitor acadêmico Sidney Ferreira Leite. Batizado de “Uma Noite em 67, Outra Vez”, o projeto contou com a participação de todos os cursos, incluindo classes de ensino médio, que assistiram a uma aula sobre música no regime militar.

Durante um dia inteiro, uma série de eventos relembrou os grandes momentos ocorridos no palco do Teatro Paramount, na capital paulista, que contou com a presença de nomes como Chico Buarque de Holanda, Edu Lobo e Gilberto Gil. De acordo com Leite, a grade de atividades não foi baseada apenas nas canções, mas também no contexto histórico da época. “O objetivo era mostrar a relação entre eles. A música tem um valor que não se restringe ao entretenimento”, diz o pró-reitor.

Sob supervisão dos docentes, os alunos foram os responsáveis pela organização e preparação de todas as etapas do festival – cada um trabalhou em sua respectiva área de atuação. Os estudantes de relações públicas, por exemplo, ajudaram nas questões estratégicas e de logística. Já os alunos de moda cuidaram dos figurinos, enquanto o pessoal de arquitetura e design se dedicou à ambientação cênica. As exposições ficaram sob responsabilidade dos alunos de fotografia, que também se dedicaram ao registro das atividades. “Assim, criamos uma rede muito interessante. Vimos que é possível unir habilidades e competências de áreas tão diferentes para compreender os movimentos culturais e como eles são importantes para o nosso país”, especifica Leite.

Um dos pontos altos do evento foi a releitura das músicas apresentadas durante o festival original. Alunos do curso de rádio e TV foram desafiados a recriar as canções de acordo com o universo da juventude atual. Segundo Leite, a adesão de todos os estudantes foi grande e os resultados ficaram acima do esperado. “Tivemos a participação direta de dois mil alunos. A escola parou para reviver o evento. Os ganhos acadêmicos foram enormes”, afirma o pró-reitor.

Cultura e história: projeto remonta momento da música brasileira e envolve alunos com atividades práticas na produção do evento

Cultura e história: projeto remonta momento da música brasileira e envolve alunos com atividades práticas na produção do evento

 

Raio X
Projeto Festival de 67
Quantos alunos participaram: 2 mil
Atividades realizadas: 10
Músicas apresentadas: 4