BOAS PRÁTICAS | Edição 197

Projeto da Universidade Positivo visa melhoria da qualidade de vida de uma cidade inteira

por Juliana Duarte

Bruna Teixeira/Divulgação UP

Registro: além de ações sociais, um documentário faz o registro histórico dos habitantes da cidade

Usar o conhecimento obti­do em sala de aula para transformar uma cidade que precisa de melhorias. Foi esse pensamento que estimulou Rogério Mainardes, diretor de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP), a criar o projeto batizado de Responsabilidade Social. Em vigor desde meados de 2014, a iniciativa elegeu o município de Adrianópolis (PR) para receber diferentes ações que visam o progresso da região. “A escolha se deu a partir da análise Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Percebemos que o local ocupava o quarto pior lugar do estado”, diz Elisabete Tiemi Arazaki, coordenadora do programa.

Entre as ações desenvolvidas está a encabeçada por alunos de jornalismo da UP, com a realização de pesquisas e elaboração de um documentário sobre a história da cidade. “A ideia do vídeo surgiu quando percebemos que a população temia pelo esquecimento de suas origens”, comenta Elisabete.

Outra atividade envolveu os estudantes de enfermagem, medicina e odontologia, que elaboraram um retrato da saúde do município, até então sem registros de indicadores importantes, como taxas de mortalidade e histórico de doenças. “Aplicamos um questionário para descobrir e catalogar essas informações”, explica a coordenadora. Além disso, a ação também garantiu atendimento médico e odontológico aos moradores. Já a equipe de pedagogia ofereceu uma oficina de treinamento aos professores da rede pública, e promoveu a doação de materiais escolares para os próximos anos letivos.

Outra iniciativa está ligada ao Laboratório de Varejo, ambiente da UP que serve como base para estudos sobre compras, empreendedorismo e tendências de varejo. Os alunos transferem a experiência adquirida no laboratório para o treinamento dos comerciantes da região com o objetivo de ampliar as vendas, propor novos negócios e movimentar a economia.

Para os próximos anos, a UP quer dar continuidade à iniciativa ao escolher outros municípios carentes para propor novas melhorias. Além disso, a ideia é criar uma rede de parceiros para expandir as ações a outras regiões. “Queremos desenvolver uma metodologia e disseminá-la entre as universidades do país. Se cada instituição adotar uma cidade, mudaremos o Brasil por meio da educação”, ressalta.

 

Raio X
Projeto Responsabilidade Social UP
Objetivo: realizar ações em busca da melhoria da qualidade de vida da população de Adrianópolis
Ano de criação: 2014
Alunos envolvidos: 200
Ações realizadas até o momento: 5