A resposta para esta pergunta não é fácil e pode gerar múltiplas análises, dependendo do ponto de vista. O Semesp convidou José Joaquin Brunner, da Universidade Diego Portales (Chile) e da Cátedra UNESCO de Políticas Comparadas de Educação Superior, para apresentar suas respostas a esse dilema durante o 16º FNESP.José Brunner tem experiência em gestão de IES, mas, acima de tudo, é um dos pesquisadores mais renomados da atualidade no tema de políticas e tendências da educação superior. Consultor em análises da educação superior da OECD, UNESCO, Banco Mundial, BID, UNICEF e PNUD, Brunner foi Secretário Geral do governo do Chile entre 1994 e 1998 e esteve em diversas comissões do governo chileno para elaboração de políticas públicas para a educação.

Como pesquisador, já publicou 34 livros sobre a educação superior. Foi um dos primeiros a escrever sobre o avanço do mercado universitário na América Latina e publicou, em 2007, o livro “Mercado Universitários: o novo cenário da educação superior”. Ele mantém o sitewww.brunner.cl, que recomendo para todos os gestores de IES.

Confira no dia 25 de setembro, durante o 16º FNESP, a resposta de Brunner para a questão Como ser sustentável em um ambiente competitivo e complexo?

por Fábio Garcia dos Reis

_______________________________________________________________________

Inscrições abertas para o 16º FNESP:
Inscreva-se neste link.

Para mais informações, acesse aqui.