172_8-1Victor Mirshawka / Faap
Possibilitamos que os alunos frequentem disciplinas em outras faculdades da instituição. Além disso, oferecemos cursos para todas as disciplinas que necessitem de complementação. Todas as faculdades, a cada semestre, realizam as suas pesquisas educacionais e promovem diversas palestras e workshops, nos quais se ensinam assuntos que complementam o que está sendo lecionado em cada curso. Todas essas atividades são comunicadas aos alunos por uma série de canais como newsletters, murais e banners espalhados pelas faculdades, nas mídias sociais, site institucional e revistas internas.

 

 

172_8-2

Günther Pertschy / Unifebe
Desenvolvemos atividades direcionadas à formação integral dos acadêmicos e com a qualidade de vida da comunidade local e regional, pautados em uma perspectiva ética de formação do ser humano. Procuramos desenvolver diversas atividades e cursos extracurriculares com o objetivo de proporcionar várias opções aos alunos que buscam complementar sua formação. As ações são operacionalizadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex). Todos os projetos são submetidos aos conselhos da instituição. Se aprovados, iniciam-se os processos de desenvolvimento assim como de divulgação.

 

172_8-3

Fabio Aparecido / Unirondon
Classificamos essas ações como atividades complementares.As demandas são identificadas em um trabalho elaborado pelo corpo docente em conjunto com as coordenações de cada curso. A partir daí, são organizadas palestras, cursos de extensão e livres, seminários e atividades culturais para proporcionar uma formação mais completa aos alunos. Também trabalhamos com a atividade complementar denominada “estudo dirigido”, que se é uma tarefa on-line com metodologia adequada e próxima da realidade dos alunos. O objetivo é estimular a capacidade de comunicação e o raciocínio crítico e analítico.

 

172_8-4

Roseane Marques / UniSantos
A universidade oferece de forma gratuita ao seu corpo discente disciplinas de todas as áreas. Incentivados pelos docentes, os estudantes conciliam os seus horários para os cursos extracurriculares de acordo com os próprios interesses, sejam eles culturais ou técnicos. Outra experiência significativa são os cursos que compõem o Programa de Iniciação à Vida Acadêmica (Piva), direcionado aos calouros antes do início das aulas formais na instituição. Eles são oferecidos, também gratuitamente, com a finalidade de favorecer a compreensão dos conhecimentos básicos necessários para um desempenho eficiente na vida acadêmica.