Cerca de 100 pessoas participaram da Caravana da Filantropia, realizada na semana passada, pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF no Congresso Nacional.  Líderes de entidades filantrópicas puderam dialogar com o poder público sobre a importância das atividades do setor para a sociedade brasileira.

No primeiro dia de mobilização foram realizadas cerca de 20 reuniões com políticos. “Nosso movimento é apartidário, queremos dialogar com todos que estejam dispostos a defender essa causa tão nobre e fundamental para o Brasil”, ressalta Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Divididos em grupos, no segundo dia, os participantes continuaram sua incursão pelas dependências do Congresso, indo ao encontro dos parlamentares na expectativa de recrutar o máximo de apoio para a sua causa: a garantia de que a Reforma da Previdência discutida atualmente manterá os direitos constitucionais do setor, no que se refere ao recebimento das imunidades tributárias que permitem o cumprimento da missão de suas entidades, que é cuidar dos mais pobres.

No último dia da mobilização, os membros do FONIF puderam acompanhar uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados que tratou sobre a questão das filantrópicas no âmbito da Reforma da Previdência. “Até agora não havia sido permitida a nossa presença em nenhuma das audiências realizadas sobre o assunto, o que é um absurdo. Se o tema envolve nosso setor, precisaríamos ter sido mais envolvidos”, avalia Pereira, referindo-se ao risco de a Reforma Previdência vir a tirar das filantrópicas as imunidades tributárias que recebem do governo e que viabilizam a manutenção de seu trabalho junto às pessoas mais carentes.

Saiba aqui tudo o que aconteceu durante a caravana.