O que a sua instituição faz para combater a inadimplência?

Ana Beatriz Grimaldi, coordenadora de comunicação do Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia dispõe de dois créditos educativos para oferecer aos alunos a fim de combater a inadimplência. O primeiro é o crédito educativo fundo Mauá de bolsas, que consiste em um financiamento próprio em que a bolsa é restituível, com início de devolução um ano após a formatura, no mesmo porcentual concedido sobre o valor da mensalidade vigente na época da restituição, sem encargos e juros. Outra maneira é o crédito universitário Pravaler em parceria com a Ideal Invest. Trata-se de um programa de financiamento privado em que o aluno paga metade do valor das mensalidades mais encargos no dobro do tempo.

 

Danilo Vianna, reitor do Centro Universitário Curitiba 

O combate à inadimplência é primordial. Para minimizar os índices de inadimplência, a instituição adota algumas políticas, tais como acompanhamento mensal da inadimplência; diminuição do lead-time dos acordos e securitizações de dívidas; adequação dos programas de bolsa, de acordo com as políticas institucionais; comprometimento dos gestores de curso na identificação dos alunos com índices consideráveis de falta, entre outras ações. Entendemos que a sensibilização e a integração dos departamentos favorecem o grau de comprometimento, pois o controle da inadimplência não é somente atribuição do departamento financeiro, mas tarefa de todos.

 

André Tavares Andrade,superintendente administrativo-financeiro da Universidade Tiradentes

A inadimplência é consequência de um conjunto de fatores que podem atuar sobre a situação financeira do aluno. E para identificar e trabalhar de maneira positiva esses fatores, contamos com uma ferramenta que trabalha em cinco escalas. As ações vão desde o contato inicial para saber os motivos do atraso até o último estágio que se configura com o envio das mensalidades em aberto do aluno para uma empresa especializada em recuperação de créditos. Além disso, para evitar a inadimplência antes mesmo que ela aconteça, temos alguns programas especiais como política de descontos e o encaminhamento a programas de financiamento, como o Fies, que é realizado por meio de nossa gerência de fidelização.

 

Wesley Nogueira Barbosa, diretor financeiro da ETEP Faculdades)

A ETEP possui bom índice de inadimplência, 2,8% apenas. Nossas principais ações para combatê-la são: comunicado de cobrança aos alunos em atraso; envio de carta de cobrança; ligação mensal aos alunos que devem acordo mais mensalidade e disponibilização da ferramenta de acordo de parcela na Web. Apesar de serem ações aparentemente de fácil implementação, elas estão baseadas em políticas de cobrança que, ao mesmo tempo que são rígidas, promovem também alternativas. Facilitamos a negociação e as formas de pagamento para os alunos, para que não desistam de estudar. Sabemos que imprevistos acontecem, como perder o emprego, entre outras coisas, mas é importante seguir com os estudos, por isso buscamos dar esse apoio aos estudantes.