Evento proporcionará aos gestores das IES

conhecimento, formação e troca de experiências

De 17 a 26 de maio de 2013, acontece a 5ª Missão Técnica Semesp Canadá, onde gestores e mantenedores brasileiros visitarão quatro renomadas instituições de ensino superior canadenses: Universidade de Toronto (Toronto), Universidade de Waterloo (Waterloo), Universidade McMaster (Hamilton), HEC Montreal – École de Gestion e Universidade de Montreal (Montreal).

Desde 2009, o SEMESP organiza missões técnicas com o objetivo de proporcionar aos mantenedores das IES conhecimento, formação e troca de experiências que permitam renovar a administração e o ensino de suas instituições. “Acreditamos no fortalecimento do diálogo internacional e reconhecemos que o Canadá tem uma dinâmica em seu sistema de ensino superior, que pode oferecer referências para os gestores brasileiros”, diz o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

A escolha do Canadá também foi em função de as instituições desse país estarem bem posicionadas nos rankings de ensino superior. Durante os 10 dias de viagem os dirigentes serão incentivados a tornarem suas instituições competitivas globalmente. “Há investimento público e privado para o fomento da inovação; e a competitividade não é entendida exclusivamente como sustentabilidade financeira, mas, também, como a capacidade da IES estimular a inovação acadêmica, administrativa e a boa governança”, enfatiza Capelato.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer algumas instituições que se destacam no cenário internacional. A Universidade de McMaster é uma das pioneiras no Problem Based Learning (PBL); a Universidade de Toronto tem um programa de estudos de inovação no ensino superior; a Universidade de Waterloo é famosa pelo uso da tecnologia no ensino e a HEC, de Montreal, destaca-se pela formação empreendedora e pelo foco em negócios.

As palestras que serão oferecidas aos visitantes brasileiros tratarão dos seguintes temas:

• Panorama da educação superior no Canadá e o sistema de educação de Quebec;

• Inovação e Empreendedorismo na Pesquisa e Parcerias de Comercialização;

• Inovação nos métodos de ensino e no uso de tecnologias para aprendizagem;

• O que é PBL – Problem Based Learning? Objetivos, recursos e avaliação;

• Por que ensinar com PBL?

• Avaliação, acreditação e o processo de certificação de qualidade nas universidades canadenses;

• Privatização, marketing e desenvolvimento de negócios;

• Inovação e desenvolvimento de currículo;

• Vida estudantil e suas experiências no sistema de educação superior canadense;

• Desenvolvimento recente na área de Pedagogia;

• Inovação e criatividade.

Além das palestras haverá a oportunidade para visitas às instalações e diálogo com os gestores canadenses. As vagas são limitadas e é necessário fazer reserva antecipadamente, por meio da Intercâmbio Global, no telefone 11 3149-8199 ou pelo e-mail: [email protected].

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse  www.semesp.org.br/portal / ou www.facebook.com/semesp  e www.twitter.com/semesp_online.

Ligado na Facul

Conheça o projeto Ligado na Facul do Semesp, que busca valorizar a qualidade na escolha da instituição de ensino superior privado. Acesse www.ligadonafacul.com.br

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]

Ricardo Muza

(11) 3129-4232 / [email protected]

rodape_logos_missao_canada