Na tarde desta quarta-feira, 27, o Semesp recebeu os representantes convidados a participar do 1º Encontro de Redes Regionais de Cooperação, organizadas pelo sindicato, ao todo foram seis redes formadas em menos de um ano. O objetivo do encontro foi justamente fornecer um momento para que as instituições, mesmo de redes diferentes, possam interagir e apresentar seus resultados.

Na primeira etapa do evento, cada rede fez a sua apresentação e compartilhou suas experiências ao longo de 2017 e os progressos obtidos a cada reunião. Após se conhecerem e apresentarem, Claire Ramsbottom, diretora do Fenway College de Boston e Presidente da Association for Colaborative Leadership (ACL), e Neal B. Abraham, diretor do Five College Consortium, dividiram suas percepções com o grupo sobre os pontos levantados.

Em sua fala, Claire destacou que é possível compartilhar informações estratégicas e competir de maneira saudável e isso pode ser utilizado de maneira positiva. A diretora também destacou como se dá a colaboração. “Precisamos frisar quais são as necessidades para ser bons colaboradores, investir no desenvolvimento organizacional. As pequenas vitórias são importantes, mas também é preciso um esforço para não se apegar a detalhes”, disse.

Claire também contou sobre a experiência com as seis instituições que compõe o Colleges of the Fenway que possuem projetos de colaboração estendidos para muitas áreas e frisou, inclusive, que o reconhecimento de marca do consórcio. “Em uma pesquisa realizada no ano passado, 56% dos alunos responderam que entraram em uma das universidades pelo consórcio, ou seja, eles também aprovam essa colaboração”, explicou.

Neal parabenizou os grupos pelos resultados alcançados em menos de um ano. “A rede é um todo onde todas as universidades saem beneficiadas e, sendo regionais, precisam lidar com a cultura local”. O diretor destacou que não só os reitores, mas também os membros das instituições que participam das redes e precisam ser reconhecidos por isso. O Five College Consortium atua há 102 anos com a colaboração de cinco universidades.

Ao final do encontro, os participantes participaram de uma dinâmica e discutiram juntos quatro assuntos de destaque: EAD, indicadores de qualidade, custos e metodologias ativas.

Nas próximas quinta e sexta-feira, 28 e 29, acontece o 19° FNESP e os participantes poderão acompanhar uma sessão exclusiva sobre o funcionamento das redes de cooperação. Claire e Neal vão expor sua experiência juntos aos consórcios americanos e, nas palestras simultâneas, será possível escolher para assistir a apresentação das redes 1,2 ou 3, organizadas ao longo de 2017 pelo Semesp.

Quer saber mais sobre as redes? Envie um e-mail para [email protected]