Economia da Educação: geração de valor para a sociedade.

 O evento acontecerá dias 24 e 25/9, em São Paulo, e terá na abertura o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. 

São Paulo – A 17ª edição do Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro – FNESP, organizado pelo Sindicado das Mantenedoras de Ensino Superior – SEMESP – acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo, e tem como tema: Economia da Educação: valor da educação para a sociedade, formação de modelos e ensino.

Para abrir o evento o Semesp convidou o ex-presidente que mais tempo ficou no Banco Central – de 2003 a 2010 – o engenheiro, mestre em Administração de empresas, executivo do setor financeiro nacional e internacional, colunista do jornal Folha de S. Paulo e atual presidente do Conselho da J&F, Henrique Meirelles que dará um “Panorama da Economia e os impactos no setor educacional”. Em artigo publicado na Folha, Meirelles afirmou: “um governo que administra bem a economia, entrega o que promete e mantém coerência na sua linha de ação, mesmo com políticas aparentemente impopulares, pode ganhar eleições. O eleitor algumas vezes é mais sábio do que esperam os políticos.”

Segundo o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, a escolha do especialista foi acertiva no momento em que “a principal função da Educação Superior é formar o capital humano necessário para o desenvolvimento do Brasil e a melhoria da produtividade nas organizações públicas e privadas. E a Economia da Educação estuda o valor que a Educação gera para a sociedade, um tema atual que nos convida a reavaliar a eficiência e a eficácia dos investimentos realizados pelos gestores da educação e dos programas de financiamento estudantis, pós medidas tomadas pelo Governo”.

Dados como os relatórios da OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development mostram que há relação entre aplicação de recursos na educação e melhoria da qualidade, desde que o uso dos recursos tenha planos bem executados, controle dos gastos e exigência dos resultados. O mesmo acontece com o PNE – Plano Nacional da Educação no Brasil, que determina que 10% do PIB deverá ser destinado a Educação. O aumento dos recursos é bem-vindo, desde que haja conhecimento sobre a dinâmica da educação, visão de futuro, cooperação, monitoramento dos resultados e capacidade de replanejamento.

“O PNE contribuirá com o aumento da demanda pela educação e com o desenvolvimento do país e as IES – Instituições de Ensino Superior exercerão um papel estratégico fundamental neste processo, sendo corresponsáveis pela geração de empregos, investimentos em infraestrutura e impacto na economia local, regional e nacional”, continua Capelato.

Responsáveis pela formação do capital humano, as IES precisarão dialogar e intensificar sua relação com os diversos setores que empregam os egressos, além de compreender o perfil dos jovens e dos profissionais do século XXI. “Provavelmente, estes jovens terão demandas diferenciadas e não consumirão modelos de ensino convencionais, que pouco utilizem de tecnologia e que não foquem no protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem”.

A Economia da Educação preocupa-se com a eficiência dos modelos de ensino e da aprendizagem, a integração de ensino e tecnologia, a reorganização dos espaços de aprendizagem e com as demandas dos jovens. A parceria entre o setor público e privado e o investimento em educação também serão elementos estratégicos para países que pretendem ser protagonistas na sociedade do conhecimento. O 17° FNESP, ao abordar o tema Economia da Educação, propõe a todos os participantes uma profunda reflexão e um debate que poderá gerar um conjunto de orientações para melhorar a eficiência e a eficácia do sistema educacional brasileiro, além de alternativas para aumentar a competitividade das IES, em um ambiente de crise econômica.

Os temas a serem discutidos abrangerão quais os impactos da educação superior no crescimento econômico dos países e na formação das pessoas; qual o impacto das IES na economia e como melhorar a eficiência dos programas de financiamento e do sistema de educação superior do Brasil; qual o papel das IES na formação das pessoas e como elas podem intensificar o vínculo com a sociedade e com os demais níveis de ensino; como trabalhar inovação e gestão das mudanças por meio do ensino híbrido, do currículo, dos docentes e do uso da tecnologia, além do que os estudantes esperam do ensino superior e se há sintonia entre as expectativas dos jovens e o modelo de ensino superior atual.

SERVIÇO

17º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

Tema: Economia da Educação: valor da educação para a sociedade, formação de modelos e ensino

Data: 24 e 25 de setembro de 2015

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 4º andar – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo – SP