• Durante os dois dias do evento, CONIC recebe cerca de 3 mil alunos, das 237 IES, de 21 estados brasileiros 
  • Estudo revela que os alunos são majoritariamente brancos, tem renda familiar de até 4,5 salários mínimos e mais da metade são filhos de pais com ensino médio.

Começou nesta sexta-feira (27) o primeiro dia do 15º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das  Mantenedoras de Ensino Superior, em parceira com a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Durante os dois dias do evento serão apresentados 1.699 trabalhos, por 3.132 alunos, de 237 instituições de ensino superior de 21 estados da federação brasileira.

Na abertura do evento, o vice-presidente do sindicato, Thiago Rodrigues Pêgas, entregou à reitora da Unaerp e diretora do Segmento Universidade do Semesp, profa. dra. Elmara Lúcia de Oliveira Bonini, uma placa em homenagem ao incentivo da universidade em sediar o congresso e lembrou do recorde de trabalhos inscritos esse ano. “Em 15 anos de CONIC, e em tempos de crise, tivemos um recorde de trabalhos inscritos, mais de 2 mil e esperamos que a iniciação científica seja cada vez mais incentivada, pois proporciona um impulso maior na vida desse estudantes de graduação para que se tornem profissionais preparados para o mercado de trabalho e ainda  com um estímulo maior para seguir a carreira acadêmica”.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou a 5ª edição do Perfil do Aluno de Iniciação Científica. Segundo ele, a maioria dos alunos (60,4% na rede privada e 48% na rede pública) ainda não tem bolsa de estudos e há pouco incentivo governamental. “Bolsas concedidas por organismos oficiais, como CNPQ e Fapesp na rede pública perfazem 21,6% e na rede privada somente 10,2%. Dos participantes do CONIC, 77,6% estão matriculados em IES privadas e apenas 22,4% nas públicas, o que mostra o quanto é importante incentivar cada vez mais bolsas a esses jovens que têm mais de uma jornada de trabalho. Muitos trabalham o dia todo, estudam à noite e ainda encontram tempo para desenvolver a iniciação científica”, enfatizou.

Capelato lembrou ainda que boa parte desses alunos da rede privada, 16,8%, recebe auxílio oferecido pela própria instituição de ensino superior. Um total de 12,5% é formado por bolsistas integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni), 8,4% recebem outros tipos de bolsa e 21,1% têm o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O estudo revela ainda que os alunos são majoritariamente brancos, grande parte tem renda familiar de até 3 salários mínimos (40,2% na rede privada e 55,2% na pública) e mais da metade são filhos de pais com formação até o ensino médio. “Isso mostra que essa geração vai fazer a diferença no ensino superior e transformar uma realidade do país”, disse Capelato.

Em relação aos cursos, o de administração (7,2%) foi o que apresentou o maior número de alunos de iniciação científica na rede privada, seguidos das carreiras de direito (7,1%), engenharia civil e fisioteparia (5,2%) e Biomedicina (5%). Na rede pública, o curso de negócios internacionais foi o mais procurado (14,2%), seguido pelos de direito (12%), análise e desenvolvimento de sistemas (5,6%) e história (4%).

Na abertura do CONIC também estavam presentes as responsáveis pela coordenação de pesquisa, graduação e pós-graduação da Unaerp, dras. Neide Lehfled, Suselei de Castro França Lourdes e Sonia Camargo dos Santos, o prof. dr. José Aparecido da Silva, do Comitê Externo do CNPQ e o representante da Organização Educacional Barão de Mauá, prof. Paulo Fernando Del Duca.

Acessar aqui o Perfil do Aluno de Iniciação Científica

FOTO: André Paterlini

Serviço

15º Conic-Semesp

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto

Av. Costabile Romano, 2.201 – Ribeirânia – Ribeirão Preto – SP

Inscrições: De 13 de julho a 28 de agosto – Acesse: http://www.conic-semesp.org.br/

Data do evento: 27 e 28 de novembro de 2015

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4416