A 1ª sessão do segundo dia do 15º CONIC-Semesp desse sábado (28/11), na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), contou com a apresentação de um trabalho de Ciências Biológicas, do aluno do 3º ano Matheus Mascarin Guimarães (Unisanta), que revela os hábitos de vida de uma nova espécie de peixe ainda não catalogada no país e que habita o Rio Quilombo, em Santos. “O Pimelodella sp.nov, por ser uma espécie ainda em descrição e termos pouco conhecimento sobre ela, precisa ser monitorado para sua conservação e preservação, pois o rio em que o peixe se encontra é frequentado por muitos banhistas e corre sérios riscos de poluição”.

Outro trabalho que chamou atenção foi um acessório elétrico para motorização de uma cadeira de rodas manual, desenvolvido pelo aluno do 5º ano de Engenharia da Computação do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), Guilherme Beraramo Gasques. “O produto em desenvolvimento permite motorizar uma cadeira de rodas convencional por meio do acoplamento de um acessório elétrico que pode ser conectado e removido de acordo com as necessidades do usuário, sem modificar a estrutura original da cadeira e a um preço mais acessível que o da cadeira de rodas motorizada”, diz Gasques.

A aluna Barbara Pastore Mesquita, do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto de Tecnologia Mauá, procurou em seu trabalho não só desenvolver uma nova formulação para pão de forma livre de glúten, mas comparar a receita com versões já existentes no mercado. “Meu trabalho teve como objetivo substituir a farinha de trigo por farinhas livres de prolaminas, para que o pão possa ser consumido por pessoas celíacas e intolerantes ao glúten, bem como comparar a qualidade do pão produzido em laboratório com pães sem glúten disponíveis no mercado.”

Mais água

No 1º dia do CONIC alguns trabalhos abordaram o desenvolvimento sustentável e de otimização do uso da água. Para Adriano Costa e Marina Athia, alunos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia, “é preciso pensar em formas alternativas de reutilização da água de rios de grandes cidades”. Com o trabalho “Desenvolvimento de Processo de Baixo Custo de Tratamento de Água de Rios Urbanos”, os estudantes procuraram criar uma alternativa vantajosa economicamente na redução da carga orgânica de água coletada do Ribeirão dos Meninos, em São Caetano do Sul, por meio de filtração em areia, cal e carvão ativo e processo eletrolítico utilizando eletrodos de grafite. “A filtração utilizando 5 cm de areia removeu 76,47% de sólidos não voláteis do efluente puro”.

Seguindo a mesma linha, os alunos Victor Yazbek e Vinicius Yoshida desenvolveram o projeto “Construção e Operação de uma Mini Estação de Tratamento de Água”. Embora em andamento, a ETA já vem rendendo bons resultados na qualidade da água tratada na Faculdade Facens, de Sorocaba.