A Universidade Corporativa Semesp completa três anos amanhã (dia 11), e nesse período tornou-se uma parceira confiável das Instituições de Ensino Superior na capacitação de seus colaboradores, vendo seu quadro de alunos subir de 156 profissionais em 2014, para mais de 830 até o mês de julho desse ano. “A Universidade Corporativa Semesp mudou o panorama do setor por meio de um programa estruturado de capacitação de gestores e profissionais para uma área carente de quadros com formação específica no país, como a do ensino superior. Antes não existiam programas no Brasil voltados exclusivamente para formação e capacitação de mantenedores, reitores, pró-reitores, diretores e gestores acadêmicos, seja em instituições públicas ou privadas, e a UC Semesp veio suprir essa carência em um país que precisa aperfeiçoar, com urgência, a gestão de suas instituições acadêmicas”, diz o coordenador da Universidade, o Prof. Dr. Marcio Sanches.

A UC Semesp passou a ocupar um papel de parceiro para as IES que precisam de auxílio em capacitações que, sozinhas, não conseguiriam desenvolver. “Criamos programas específicos que abordam a prática do dia a dia dos profissionais das IES para que trabalhem com maior eficiência”, reforça o Prof. Sanchez. Segundo o coordenador, essa fórmula de conteúdo ajustado à realidade profissional deu tão certo que a UC Semesp já recebe hoje demandas de grandes instituições interessadas em criar programas in company.

Além dessas demandas, a UC Semesp tem capacitado profissionais de diversas áreas do conhecimento, tanto nas tradicionais áreas de gestão como em  cursos para coordenadores, profissionais de RH, de finanças, da área jurídica e até operadores de questões mais técnicas, como para os programas de financiamento FIES e ProUni. Esse ano, a organização deu início a uma nova fase, expandindo a sua atuação em outros estados, com parcerias produtivas com a Abames em Salvador,  com o CRUB em Brasília, e com o Semerj no Rio de Janeiro.  Também estão sendo preparados novos cursos de capacitação híbridos, parte deles desenvolvidos e ministrados em São Paulo e outra parte complementados por meio de ferramentas e ensino a distância.

Para o próximo semestre, a UC Semesp espera poder divulgar novas parcerias já em negociação com outros estados e mais cursos em desenvolvimento in company. “Seguimos o caminho de crescer levando programas de capacitação para as IES parceiras com a missão de tornar as organizações e seus profissionais cada vez mais competentes e competitivos”, finaliza o Prof. Marcio Sanches.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / cel. (11) 9 4208-7576 / [email protected]