O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, por meio de seu Departamento de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação, e a Laspau (organização afiliada a Universidade de Harvard) acabam de lançar um programa inovador que visa reforçar a capacidade de liderança dos estudantes brasileiros. “Formação de  Estudantes Líderes do Século 21” levará 50 jovens brasileiros para a cidade de Cambridge, Massachussetts, para aprender experiências bem-sucedidas diretamente nas universidades de Harvard, Northeastern, Boston e no Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).

A viagem teve início no domingo (25/6) e tem duração de quatro dias – de 26 a 29 de junho. Esse programa desenvolverá habilidades de liderança nos estudantes, capacitando-os para que se tornem referências nos projetos acadêmicos de suas respectivas instituições de ensino superior nas áreas tecnológica, ambiental, social e de empreendedorismo. “Os alunos participarão de seis workshops nos quais desenvolverão habilidades como liderança, persuasão, comunicação visual, criatividade, empreendedorismo e falar em público”, adianta o diretor de Redes de Cooperação do sindicato, Fabio Reis.

Nas visitas guiadas às instituições mencionadas, eles poderão aprender e trocar experiências diretamente com os estudantes líderes de cada uma dessas instituições visitadas. Ao final do programa, os participantes vão retornar ao Brasil capacitados a aplicar as ferramentas aprendidas e desenvolver sua atividade como líderes do século 21, com maior dinamismo e eficácia.

Para Reis, essa parceria é fundamental porque a Laspau é uma organização internacional que atua há mais de 50 anos na construção de uma rede que conecta indivíduos de instituições de ensino superior nas Américas, criando oportunidades para esses estudantes por meio de gestão de bolsas de estudos, construção de alianças e desenvolvimento de universidades.

Serviço

Programa: Formação de Liderança Estudantil no século 21

Período: De 25 a de 30/6/2017

Local: EUA – Harvard University, Northeastern University; Boston University e Massachussetts Institute of Technology (MIT)

Programação completa:

https://www.semesp.org.br/eventos/outros/formacaodelideres/

Veja o vídeo do Prof. Fábio Reis sobre o programa: https://www.semesp.org.br/eventos/outros/formacaodelideres/

Sobre o Semesp: Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior – Semesp congrega mais de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp. 

Sobre a Laspau:  http://www.laspau.harvard.edu/ 

 

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio

Assessora de Comunicação Semesp

(11) 2069-4419 ou cel. (11) 9 4208-7576

[email protected]