O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior participará nessa quarta-feira (dia 14), no Rio de Janeiro (Hotel Rio Othon Palace, na Av.Atlântica, 3.264, em Copacabana), do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira, direcionado a mantenedores, dirigentes, profissionais de comunicação, marketing e TI de instituições de ensino. No evento, que tem apoio da entidade, o diretor executivo Rodrigo Capelato apresentará a palestra “O cenário econômico para o Ensino Superior em 2017/2018”, e o diretor da área de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação, Fábio Reis,  falará sobre “Diferenciação acadêmica como vantagem competitiva para o marketing”.

“O Rio de Janeiro teve uma redução total de ingressantes (que cursam o primeiro ano) em cursos presenciais de 6,4% (eram 217 mil alunos em 2014 e passou para 203 mil em 2015), sendo que houve uma redução de 8,2% na rede privada e um pequeno aumento de 1,6% na pública. Esses indicadores sobre o mercado educacional carioca são importantes porque revelam o momento de crise econômica que vive o país e que impacta, principalmente, os jovens da Classe C que dependem do Programa de Financiamento Estudantil (Fies)” para ingressar no ensino superior. Com essa realidade é preciso se pensar em novas formas para reter esses alunos, inovar a gestão, investir na capacitação dos profissionais e criar ações de marketing eficientes”, adianta Capelato.

Para Fábio Reis, “a inovação acadêmica tem que ser entendida de forma sistêmica, ou seja, não é recomendável que a instituição faça mudanças eventuais e pontuais. É preciso um olhar amplo, como por exemplo, uma instituição não pode investir em metodologias ativas sem repensar o perfil do professor. E não se pode falar em perfil do professor e em metodologias ativas, sem a instituição ter clareza da concepção de ensino e de aprendizagem. As ações de marketing para alavancar a inovação de uma instituição precisam ser focadas em ter resultados não apenas de curto, mas de médio e longo prazos.”

O SADEBR está em sua 10ª edição e faz um road show por seis capitais brasileiras (Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e São Paulo). Nessa edição foca em tecnologias, processos e práticas que são utilizadas para integrar equipe de eventos, imprensa, mídias sociais, inbound, call center, criação, comercial esportes, cultura e egressos. As próximas edições serão em Porto Alegre (dia 22/8), Fortaleza (29/8) e São Paulo (26/9). Mais informações acesse: http://sadebr.com.br

Programação:

8h – 9h – Credenciamento

9h – 10h – Fábio Reis – Diferenciação acadêmica como vantagem competitiva para o marketing

10h – 11h – Glauson Mendes -– Case Unipê – O marketing educacional integrado na prática

11h – 11h30 – Café com ideias

11h30 – 12h30 – Rodrigo Capelato – O cenário econômico para o Ensino Superior em 2017/2018

12h30 – 14h – Almoço

14h – 15h – Augusto Guimarães – Automação de réguas de conversão

15h – 16h – Ivan Martini – Captação e retenção de alunos por meio das mídias sociais

16h20 – 17h –Rodrigo Wazlawig – Coaching Vocacional como ferramenta de obtenção de leads e redução da evasão

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

(11) 2069-4419 /  Cel. (11) 9 4208-7576

E-mails: [email protected][email protected]