Fonte: O Globo

RIO- O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira a Medida Provisória que altera as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A proposta do governo é de que, a partir de 2018, o programa tenha três modalidades de financiamento. Na quinta-feira, o ministro Mendonça Filho anunciou que das 310 mil vagas disponibilizadas, 100 mil serão financiadas a juro zero. A MP precisa ser aprovada pelo Congresso e regulamentada.
O diretor executivo do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Rodrigo Capelato, explica que a variação na taxa é para que instituições de ensino com menor taxa de inadimplência possam contribuir com menos.

– A ideia é que a taxa seja fixa em 13% no primeiro ano do financiamento, que é quando as universidades poderão aferir o nível de inadimplência de seus alunos. A partir de então, se a instituição for muito inadimplente ela vai para o nível mais alto de taxa. Mas se a inadimplência for baixa, ela vai para os 10%. Isso é bom. A única crítica é que a taxa mínima de 10% ficou muito alta- disse Capelato.

Leia a reportagem na íntegra neste link.